https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10945
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
flaviadepaivanovaislara.pdf | 360.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Práticas educativas entre professores regentes e de apoio |
Autor(es): | Lara, Flávia de Paiva Novais |
Primeiro Orientador: | Vianna, Márcia Marin |
Membro da banca: | Antunes, Katiuscia Cristina Vargas |
Membro da banca: | Cardoso, Michelle Duarte Rios |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso tem como tema a importância da relação colaborativa entre professores regentes e professores de apoio em suas práticas educativas. O objetivo geral é: estabelecer um espaço/tempo de diálogo para problematizar e analisar as relações existentes entre professor regente e professor de apoio; e os específicos são: promover um curso de formação docente; estabelecer um diálogo na escola para destacar a realidade de uma docência pautada na colaboração; discutir a construção de um Plano de Desenvolvimento Individual. Para alcançar esse intento foi planejada uma proposta de intervenção que teve como aplicação um curso de formação docente para professores regentes e de apoio, visando a construção de um Plano de Desenvolvimento Individual para alunos com necessidades educacionais especiais. Tal proposta buscou base teórica em levantamento bibliográfico sobre inclusão escolar, leis, acessibilidade, permanência e práticas educativas. Como conclusões da intervenção, observou-se a necessidade de cursos contínuos de capacitação e o diálogo permanente entre os professores regentes e de apoio, visando a plena formação de seus alunos. Diante dos dados apresentados, mostra-se nítida a ideia de que os desafios da inclusão são intensos, tanto para os professores, gestores, pais e todos os alunos. O aprender exige movimento, pautado em erros e acertos, fazer e refazer, descobrir e redescobrir. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Inclusão Professores regentes Professores de apoio Plano de desenvolvimento individual |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10945 |
Data do documento: | 25-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons