Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1094
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sorayacolaresleaocarvalho.pdf1.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego - PRONATEC: estudo de caso sobre o abandono escolar no curso de eletricista instalador predial de baixa tensão ofertado no IFPR
Author: Carvalho , Soraya Colares Leão
First Advisor: Nicolella, Alexandre Chibebe
Referee Member: Soares, Tufi Machado
Referee Member: Silva, Maria Andréia de Paula
Resumo: A presente pesquisa analisa o fenômeno do abandono escolar nos cursos de Formação Inicial e Continuada do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC, com ênfase no Curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, ofertado no Instituto Federal do Paraná – IFPR, Campus Campo Largo, no período de 2012 a 2014. O objetivo foi investigar os principais motivos causadores do abandono escolar, analisar as percepções dos diferentes atores envolvidos no Programa e no campus sobre o fenômeno investigado, bem como conhecer as ações que a equipe do Programa tem feito para evitá-lo. Por meio de uma pesquisa qualitativa, na forma de um estudo de caso, o trabalho foi embasado pelo referencial teórico que discute o abandono escolar na Educação Básica e no Ensino Técnico Profissional, a saber: Dore e Lüscher (2011), Neri (2012), Pelissari (2012), Rumberger (2004, apud Dore e Lüscher, 2011), Soares (2010), Steimbach (2012), dentre outros. Para a realização da pesquisa, foram coletados dados por meio de análise documental e pesquisa bibliográfica, além de aplicação de questionário aos alunos que não concluíram o curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão nos anos de 2012, 2013 e 2014 e entrevistas semiestruturadas feitas aos Gestores e Professores do PRONATEC e aos Gestores do Campus Campo Largo. Os resultados mostraram que os motivos para o abandono escolar estão relacionados tanto a aspectos internos como externos à instituição, corroborando com o referencial teórico utilizado. Fatores como oportunidades na área profissional, processos e práticas pedagógicas aplicadas, dificuldade de aprendizagem, horário em que o curso foi ofertado, problemas sociais, pessoais e de saúde e também a estrutura familiar foram citados como motivos para o abandono do curso. Essas percepções foram ratificadas tanto pelos gestores e docentes, como pelos alunos, evidenciando, assim, que todos apresentam visões semelhantes sobre a temática estudada. O diagnóstico realizado foi fundamental para a elaboração de um Plano de Ação Educacional direcionado a propor ações para o enfrentamento dos motivos relacionados ao abandono escolar levantados pelos sujeitos da pesquisa. Dentre as ações propostas está a formação da equipe gestora e dos professores do Programa, a revisão da ementa do curso, a viabilização de espaços e profissionais para cuidarem das crianças das mulheres que estão realizando os cursos, o acompanhamento do percurso formativo dos estudantes e o monitoramento e avaliação das ações. Além disso, também foi proposta a construção e implementação de um sistema computacional (software) para o desenvolvimento de um banco de dados na instituição, referente aos alunos do PRONATEC, permitindo, dessa forma, que o programa atenda com qualidade os alunos.
Abstract: This research investigates the school dropout phenomenon in both the preliminary and on-goingtraining courses of the National Program for Access to Technical Education and Employment, henceforth, PRONATEC (Portuguese acronym) with a particular focus on the low-voltage electrical contractors course, which was offered by the Federal Institute of Paraná, henceforth, IFPR – (Portuguese acronym) in Campo Largo – Brazil - from 2012 to 2014.The major objectives of this study are three-fold: (a) to carefully examine the main reasons for early school dropout, (b) to analyze PRONATEC staff’s perceptions on the phenomenon under investigation, and (c) to detail PRONATEC staff’s preventive measures towards curbing school dropout. Of a qualitative nature and founded on the analysis of a case study, this research has as its theoretical point of reference Dore and Lüscher’s (2011), Neri’s (2012), Pelissari’s (2012), Rumberger’s (2004, apud Dore and Lüscher’s, 2011), Soares’ (2010), Steimbach’s (2012) discussions on school dropout in basic and professional technical education. This study was carried out by means of data collection from both document analysis and bibliographical research. Also, a questionnaire administered in the years of 2012, 2013 and 2014 was replied by the non-graduate IFPR low-voltage electrical contractors students and a number of semi-structured interviews were conducted by the PRONATEC managers, teachers, and professors on Campo Largo campus. The research results consistently demonstrate that the reasons for early school dropout at IFPR encompasses both internal and external factors related to this institution – facts corroborated by the theoretical point of reference. Thus, factors such as new job opportunities, applied pedagogical processes and practices, learning difficulties, course schedule, social, personal, family and health problems have contributed substantially to the increasing IFPR student dropout rates. These perceptions have been ratified by both IFPR managers and teaching staff, as well as IFPR own students – an evidence that they have similar views on the subject. The diagnostic questionnaire and interviews were instrumental in preparing an educational action plan with a view to confronting the recurring problem of early school dropout by improving both the teachers’ and managers’ professional development, by reviewing the course syllabus, by providing the IFPR students’ children with a day care center, by monitoring the IFPR students’ performance and development during the program and by assessing the above mentioned measures on a regular basis. Finally, it has also been proposed that a specific PRONATEC management software and a data bank be developed to help keep track of the students’ academic life more effectively.
Keywords: Abandono escolar
Curso de formação inicial e continuada
PRONATEC
School dropout
PRONATEC
Preliminary and on-going training courses
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1094
Issue Date: 23-Jul-2015
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.