Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10937
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
javerwilsonvolpini.pdf1.63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Nogueira, Nícea Helena de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775881Z0pt_BR
dc.contributor.referee1Christofoletti, Patrícia Ferreira Moreno-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735574J6pt_BR
dc.contributor.referee2Sato, Sandra Minae-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744396T7pt_BR
dc.contributor.referee3Martoni, Alex Sandro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4281638H8pt_BR
dc.contributor.referee4Mendes, Moema Rodrigues Brandão-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750033J2pt_BR
dc.creatorVolpini, Javer Wilson-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4164172Z6pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-24T17:29:31Z-
dc.date.available2019-09-19-
dc.date.available2019-09-24T17:29:31Z-
dc.date.issued2019-09-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10937-
dc.description.abstractThis research presents a study on Maria Benedita Câmara Bormann’s literary work, who published in Rio de Janeiro court from late 1870’s to 1895 under the pen name of Delia, and as other female writers of that period Bormann was silenced by Brazilian literary canon. It aims at outlining the writer’s literary path – Delia’s seven novels: Madalena (1879), Two sisters (1883), A victim (1883), Aurélia (1883), and Lesbia (1884) rescued from literary oblivion by scholar Norma Telles from 2009 to 2014; Angelina (1886) rescued by us exclusively to this study; and Celeste (1893) rescued by Brazilian Book National Institute in 1988. In these works the writer built female characters either in consonance to the literary tradition of the time or proposing a break from the female role they were submitted. To contextualize Delia’s work, this research also develops a study on the history of women following the model of patriarchal society, telling about female role in specific contexts from different regions of Brazil, from the colonial period to late 19th century, being those women in their majority submitted to the supreme power of male figure. For dealing with a still little-known writer in the academic field and corroborating the proposal of rescuing 19th century female writers, we present our reading of those novels setting a parallel between female authorship literature and the building of female characters in narratives not very much common for the time. From that approach, we suggest a possible literary project in accordance with feminist criticism that was to be developed from the second half of 20th century reflecting on important themes as education for women, marriage, maternity and divorce, and female financial independence.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa realiza um estudo sobre a obra literária de Maria Benedita Câmara Bormann, que publicou na Corte do Rio de Janeiro entre o final da década de 1870 e 1895, sob o pseudônimo de Délia e que, assim como outras escritoras deste período, foram silenciadas pelo cânone literário brasileiro. Por meio de sete romances de Délia, Madalena (1879), Duas irmãs (1883), Uma vítima (1883), Aurélia (1883) e Lésbia (1884), resgatados pela pesquisadora Norma Telles entre 2009 e 2014; Angelina (1886), resgatado por nós exclusivamente para este estudo; e Celeste (1893), resgatado pelo Instituto Nacional do Livro em 1988, a pesquisa objetiva traçar um percurso literário da escritora, construindo personagens femininas ora em consonância com a tradição literária da época, ora propondo uma atuação de ruptura com a posição feminina a que estavam submetidas. Para contextualizar a obra de Délia, esta pesquisa desenvolve também um estudo sobre a história da mulher no modelo brasileiro de sociedade patriarcal, discorrendo sobre a atuação feminina em contextos específicos das diferentes regiões do Brasil, do período colonial ao século XIX, estando estas mulheres, em sua maioria, submissas ao poder supremo da figura masculina. Por se tratar de uma escritora ainda pouco conhecida, inclusive no universo acadêmico e corroborando com a proposta de resgate de escritoras oitocentistas, apresentamos nossa leitura das referidas obras, estabelecendo um paralelo entre a literatura de autoria feminina e a construção de personagens mulheres apresentadas em narrativas pouco comuns para a época. A partir deste percurso, sugerimos um possível projeto literário da escritora em consonância com a crítica feminista que irá se desenvolver a partir da segunda metade do século XX, refletindo sobre temáticas importantes desta pauta, como a educação para a mulher; casamento, maternidade e divórcio; e a independência financeira feminina.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMaria Benedita Câmara Bormannpt_BR
dc.subjectDéliapt_BR
dc.subjectAutoria femininapt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira do século XIXpt_BR
dc.subjectCrítica feministapt_BR
dc.subjectMaria Benedita Câmara Bormannpt_BR
dc.subjectDéliapt_BR
dc.subjectFemale authorshippt_BR
dc.subject19th century brazilian literaturept_BR
dc.subjectFeminist criticismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleO literário feminino nos romances oitocentistas de Délia: tradição e rupturapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)
PROQUALI - Teses



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons