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Type: Dissertação
Title: Os desafios dos programas de correção de fluxo na Rede Pública Municipal de Teresina - PI
Author: Santos, Dayane Martinelle da Silva
First Advisor: Kistemann Júnior, Marco Aurélio
Referee Member: Santos, Ilka Schapper
Referee Member: Silva, Magna Jovita Gomes de Sales e
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão a ser estudado irá discutir quais fatores contribuem para a permanência da distorção idade-ano no contexto de quatro escolas da rede municipal de Teresina, a despeito da implementação, após 16 anos, dos programas de correção de fluxo. Os objetivos definidos para este estudo foram: Analisar os fatores que contribuem para a permanência da distorção idade-ano nos anos iniciais do Ensino Fundamental em quatro escolas da rede municipal de Teresina (PI), que desenvolvem há 16 anos os programas de correção de fluxo “Se Liga” e “Acelera Brasil”; levantar informações sobre a distorção idade-ano no âmbito das quatro escolas da rede municipal; identificar fatores que contribuem para permanência da distorção idade-ano nessas escolas, a despeito dos programas implementados para correção do fluxo escolar; verificar o papel dos programas de correção de fluxo “Se Liga” e “Acelera Brasil” para o enfrentamento da distorção idade-ano nas escolas; e propor um plano de ação com fins de atenuar o problema levantado, de acordo com os achados da pesquisa. Assumimos como hipóteses que as escolas em estudo ainda continuam com problemas de distorção idade-ano, mesmo desenvolvendo programas de correção de fluxo desde 2001, devido a possíveis dificuldades enfrentadas pelos gestores escolares no enfrentamento de um conjunto de variáveis relacionadas à distorção, dos quais a não-alfabetização na idade recomendada, reprovação, abandono e evasão escolar; a existência dos programas de correção de fluxo podem estar levando às escolas a não se preocuparem com a distorção idade-ano, direcionando-as no entendimento equivocado de que a solução do problema se reduz no atendimento dos estudantes com defasagem nesses programas; os programas “Se Liga” e “Acelera Brasil” por si não conseguem combater o problema da distorção a longo prazo; e que esses programas podem estar sendo desenvolvidos de maneira isolada no espaço escolar, sem a devida integração com outros projetos da escola. Inicialmente, constatou-se que os programas possuem objetivos, métodos e rotinas bem definidas; contam com diretrizes formativas, que preveem execução ordenada e monitoramento com instrumentos de análise gerencial e visitas sistemáticas. Contudo, com pouca variação, as taxas de não-aprovação e de distorção idade-ano ainda são preocupantes, especialmente no 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Para este estudo, foi definida como metodologia a pesquisa com abordagem quanto-qualitativa do tipo estudo de caso, e como instrumentos de coleta de dados realizou-se entrevistas com gestores escolares e coordenador dos programas, além de análise documental.
Abstract: This dissertation is developed in the professional master degree in education management and evaluation in the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). The studied management case will discuss which fator concur to the age-grade distortion permanence in the contexto of four mucipal schools in Teresina in spite of the implementation of the flow correction during 16 years. This study objectives are: Analysing the factors that concur to the age-grade distortion permanence in the initial grades of elementary school inside four municipal schools in Teresina (PI) where the flow correction programs named “Se Liga” and “Acelera Brasil” have been developed in 16 years; know age-year distortion rates and school performance indicators in the national, state and local context; identitying the factors that concur to the age-grade distortion permanance in relation to the programs implemented to the flow school correction; check the school flow correction programs “Se Liga” and “Acelera Brasil” used in the age-grade distortion coping; and then proposig an actiong plan to mitigate the problems based on what was found in the research. We assumed as hypothesis that the studied schools still have that problem even developing the flow corretion program since 2001 due to the difficuties faced by school managers to cope a set of variables related to distortion like not literacy in the recommended age, reproof, abandon and school dropout. The flow correction programs may be guiding school to not worrying about the age-grade distortion, directiing schools to a wrong understanding where the problem solution is reduced to the students service with lag only. The programs by themselves can not fight the age-grade distortion in a long-term, thus those programs may have been developed in a isolated school space, not integrated to others programs. First, it was veryfied that the programs have objectives, methods and routines well defined. They count with informative guidelines that predict ordered monitoring and execution using managerial analyse tools and systematics visits. However, with little variation, the no-approval and age-grade distortion rates are still worrisome, specially in the 3rd, 4th and 5th grades. To the study, a qualitative-quantitative approach methodology was defined. It was done a case study. As tools of data collect, it was used interviews with school managers and the coodinators of program, besides documentary analyses.
Keywords: Distorção idade-ano
Programas de correção de fluxo
Teresina (PI)
Age-grade distortion
Flow correction programs
Teresina (PI)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10936
Issue Date: 29-May-2019
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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