https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10927
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
simonedealmeidaevangelistaweitzel.pdf | 1.66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Mais educação: para além da ampliação do tempo e espaço |
Título(s) alternativo(s): | Más educación: allá del tiempo y el espacio |
Autor(es): | Evangelista, Simone de Almeida |
Primeiro Orientador: | Souza, Dileno Dustan Lucas de |
Membro da banca: | Mattos, Graciele Fernandes Ferreira |
Membro da banca: | Flor, Cristhiane Cunha |
Membro da banca: | Ribeiro, Simone da Silva |
Membro da banca: | Lopes, Jader Jane Moreira |
Resumo: | A presente pesquisa intitulada “Mais Educação: Para além da Ampliação do Tempo e Espaço”partiu do interesse em refletir acerca de uma proposta de Educação Integral em Tempo Integral emancipatória, na qual a preocupação principal está em compreender e sistematizar uma rede de conhecimentos com base nas alternativas e potencialidade desenvolvidas através das atividades oferecidas e relacionadas à proposta de uma Educação Integral em Tempo Integral e se estas possuem uma relação com a realidade dos sujeitos envolvidos.O objetivo principal desta pesquisa é analisar a política de educação integral da Secretaria de Educação a partir do Programa Mais Educação -PME na Escola Municipal Bom Pastor, e como se deu sua implementação. Enquanto objetivo específico procurou-se identificar que tipo de suporte este Programa oferece para a Educação Integral, bem como verificar como se dá a ampliação do tempo e as condições físicas de aprendizagem.A metodologia utilizada está fundamentada no princípio da pesquisa de campo com abordagem qualitativa cuja estratégia é o estudo de caso, compreendendo a ciência como produto humano, para envolver o processo histórico, realizando crítica e visando construir uma nova síntese no plano do conhecimento e da ação, por meio de análise bibliográfica,entrevistas, e análise documental.Assim, a partir da análise desenvolvida,concluímos que a Educação Integral em Tempo Integral oferecida pela Secretaria de Educação,ainda tem uma longa caminhada a seguir e a implementação do PME foi um ganho para as escolas, no que diz respeito aos recursos financeiros destinados para o desenvolvimento de atividades diversificadas e compras de materiais. Favorecendo assim, a organização escolar para além da ampliação do tempo e espaço, contribuindo para a formação do sujeito, aumentando suas oportunidades de forma significativa e emancipadora. |
Abstract: | La presente investigación titulada, “Más educación: más allá del tiempo y del Espacio”, emerge del interés por reflexionar sobre una propuesta de Educación Integral de Tiempo completo e independiente, en la que la preocupación principal está en la comprensión y sistematización de una red de conocimientos fundamentados en las alternativas y potencialidades desarrolladas a través de actividades ofrecidas con relación a la propuesta de una Edu-cación Integral de tiempo completo y sí estas poseen una conexión con la realidad de los sujetos involucrados. El objetivo general de esta investigación es analizar la Política de Educación Integral de la Secretaria de Educación desde el Programa Mais Educação – PME en la Escuela Municipal Buen Pastor y como fue su proceso de implementación. Con el objetivo especifico se busco identificar qué tipo de apoyo ofrece este Programa para la Educación Integral, de igual forma comprobar como se da la ampliación del tiempo y las condiciones físicas para el aprendizaje. La metodología utilizada se fundamenta en la investigación de campo con un enfoque cualitativo y como estrategia empleando el estudio de caso, entendiendo la ciencia como un producto humano, que participa del proceso histórico, realizando criticas dirigidas a la construcción de una nueva síntesis a nivel de conocimiento e práctica, por medio de entrevistas yanálisis bibliográfico y documental. Por tanto, a partir del análisis desarrollado, concluimos que la Educación Integral de Tiempo Completo ofrecida por la Secretaria de Educación, aún tiene un largo camino por recorrer, siendo la implementación del PME un beneficio para las escuelas, con respecto a los recursos financieros destinados para el desarrollo de diversas actividades y compra de materiales. Favoreciendo así la organización escolar además de la ampliación del tiempo y los espacios, aportando a la formación del sujeto y aumentando de manera significativa e independiente sus posibilidades y oportunidades. |
Palavras-chave: | Programa Mais Educação Tempo integral Gestão educacional Programa Más Educación Tiempo integral Gestión educativa |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10927 |
Data do documento: | 24-Mai-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons