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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A governamentalidade das imagens: os meios de comunicação de massa sob a cultura contemporânea
Autor(es): Domingos, Edson Lopes
Primeiro Orientador: Costa Junior, Martinho Alves da
Membro da banca: Christofoletti, Rodrigo
Resumo: Este estudo trata de construir um projeto de intervenção e visa compreender a recepção e a leituras por meio das diferentes imagens veiculadas em um filme, cuja abordagem é de temas culturais veiculados em diferentes suportes que serão trabalhados por um grupo de adolescentes, estudantes do ensino fundamental de uma escola pública paulista. Parte-se do pressuposto que tem surgido a emergência de novos grupos configurados pelo acesso de comunicação de massa, que também fazem parte da comunidade escolar, despontando nas salas de aula novas interrogações e perspectivas dentro da diversidade cultural. Nesse contexto, saltam os olhos novos modos de vida e os novos usos da mídia no cotidiano dos sujeitos, tomando como agentes de suas ações. Nosso referencial teórico baseia-se nos estudos de historia e comunicação de massa pelo viés da cultura que se ocupam dos diferentes aspectos da cultura na análise de fenômenos sociais, envolvendo outras áreas como a Educação, as ciências sociais pela interface interdisciplinar. Tomamos as contribuições sobre a centralidade cultural de HALL (1997), para entender sobre o campo da comunicação, bem como aquelas de MARTÍN-BARBERO (2004) sobre a recepção de produções midiáticas. LE GOFF (2003), ao tratar as imagens como documentos, E também CHARTIER (1996), na categoria da representação. Além de FOUCAULT (2017) na operação do arquivo. E também DIDI-HUBERMAN (2012), nas análises. A pesquisa é de caráter qualitativo, utilizando grupos focais para obter dados orais, posteriormente transcritos e analisados. As principais constatações obtidas dizem respeito aos movimentos imbricados na captura dos signos pelas imagens, como os de identificação e de rejeição, a fim de atribuir sentido aos textos e imagens veiculados, bem como as competências culturais mobilizadas pelos participantes à medida que interagem com o pesquisador e as imagens.
Abstract: Cette étude en faites de construire un projet d’intervention et vise à comprendre comment voir et lire les différentes images véhiculées dans le film, les quels, l’approche c’est de thèmes culturels véhiculés dans différents supports qui seront proposé il y a un groupe d'adolescents, des élèves d'écoles primaires d'une école publique de Saint Paul. On suppose que de nouveaux groupes sont apparus, configurés par l'accès à la communication de masse, qui font également partie de la communauté scolaire, de faite émerger dans les salles de classe de nouvelles questions et perspectives au sein de la diversité culturelle. Aussi, dans ce contexte, les nouveaux modes de vie et les nouvelles utilisations des médias dans la vie quotidienne des sujets prennent les yeux, en prenant pour agents de leurs actions. Notre référence théorique est basé sur des études d'histoire et de communication de masse à travers le passé de la culture qui traitent de différents aspects de la culture dans l'analyse des phénomènes sociaux, impliquant d'autres domaines tels que l'éducation, les sciences sociales à travers l'interface interdisciplinaire. Nous prenons les contributions sur la centralité culturelle de HALL (1997) pour comprendre le domaine de la communication, ainsi que celles de MARTÍN-BARBERO (2004) sur l’étudié de la réception de productions médiatiques. LE GOFF (2003), en traitant des images comme les documents, ainsi que de CHARTIER (1996), dans la catégorie de la représentation. En plus de FOUCAULT (2017) dans l'opération d’archives. Et aussi DIDI-HUBERMAN (2012), dans les analyses. La recherche est qualitative et utilise des groupes de parlent pour obtenir des données orales et ècrits, transcrites et analysées par la suite. Les principaux résultats sont liés aux mouvements imbriqués dans la capture des signes par les images, tels que l'identification et le rejet, afin de donner un sens aux textes et aux images véhiculés, ainsi qu'aux compétences culturelles mobilisées par les participants dans leurs interactions avec le chercheur. et des images.
Palavras-chave: História e cultura
Imagens
Comunicação de massa
Histoire et culture
Images
Communication de masse
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10897
Data do documento: 3-Ago-2019
Aparece nas coleções:Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo



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