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Type: Dissertação
Title: Desempenho dos estudantes da Escola Estadual Olegário Maciel nas avaliações externas do PROEB/SIMAVE na disciplina de matemática no período de 2012 a 2017
Author: Silva Júnior, Wilian Nonato da
First Advisor: Santos, Marcelo Câmara dos
Referee Member: Alves, Alessandra Maia Lima
Referee Member: Aguiar, Glauco da Silva
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A questão que a dissertação buscou responder é a seguinte: quais fatores influenciam no baixo desempenho dos estudantes do 3º ano do ensino médio, da Escola Estadual Olegário Maciel, nas avaliações externas promovidas pelo PROEB na disciplina de Matemática? Através da consulta dos resultados da escola no PROEB em Matemática, no portal do SIMAVE/CAEd, foi constatado que o desempenho dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, da escola investigada, tem sido oscilante no período de 2012 a 2017, prevalecendo, nos anos observados, o padrão baixo desempenho. O objetivo geral deste caso de gestão, portanto, foi responder a questão aqui identificada. Os objetivos específicos deste estudo foram: descrever a Escola Estadual Olegário Maciel e os dados extraídos das avaliações externas do PROEB em relação à disciplina de Matemática; analisar os dados obtidos por meio das entrevistas semiestruturadas realizadas com a supervisora pedagógica e as professoras que lecionam o conteúdo de Matemática, tendo como foco os resultados obtidos pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio no PROEB; e a elaboração de um plano de ação de intervenção, objetivando melhoria do desempenho dos estudantes nas avaliações promovidas pela escola. Foram identificadas a apropriação de resultados e a gestão escolar como eixos teóricos para dialogar com o caso de gestão da presente dissertação. Na apropriação de resultados, foram selecionados os trabalhos de: Fontanive, Elliot e Klein (2007); Luckesi (2011); Machado (2012); Alavarse, Bravo e Machado (2013); Machado (2013); Neto (2013); Silva (2013); Alves (2014); e Machado e Alves (2014) para a fundamentação teórica. Para analisar a gestão escolar buscou-se amparo nas contribuições de Luck et al. (2001), Paro (2010), Lima (2013), Gelatti e Marquezan (2013), Ferreira (2016) e Burgos (2017). Na revisão literária, foram selecionados os trabalhos já produzidos sobre o PROALFA e o PROEB nas dissertações de: Lima Martins (2013), Osório Martins (2013); e Chagas (2017). Na pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a supervisora pedagógica e as professoras que lecionam o conteúdo de Matemática nos ensinos fundamental e médio. Por meio dos dados extraídos neste estudo, foi proposto um Plano de Ação Educacional (PAE), que tem a intenção de implementar uma nova cultura de apropriação dos resultados das avaliações do PROEB na escola investigada. As ações propostas têm o intuito de provocar o debate coletivo e sistemático acerca dos resultados alcançados; a responsabilização e compartilhamento que já existe na escola e a consolidação do valor das avaliações externas.
Abstract: This thesis was developed within the scope of the Professional Master’s Degree in Management and Assessment of Public Education (PPGP), in the Center for Public Policies and Educational Assessment of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). It sought to answer the question: “According to the PROEB (Professional Master Programs to Qualify Basic Education Teachers of the Public Network) external assessments, what factors can influence the low performance of the senior high school students from the Escola Estadual Olegário Maciel (Olegário Maciel State School) in the subject of Mathematics?”. Stemming from a consult of the school results concerning the PROEB-Mathematics, on the SIMAVE/CAEd website, it was possible to notice that the senior high school students’ performance at the aforementioned school has been oscillating between 2012 and 2017, prevailing in the years observed, a low performance standard. Therefore, the general objective of this management case was to answer the question hereby identified. The specific objectives were: to describe the school and its data collected from the PROEB external assessments regarding the subject of Mathematics; to analyze the data from the semi-structured interviews carried out with the pedagogical supervisor and the Mathematics teachers focusing on the results obtained by the senior high school students; and to develop an action and intervention plan aiming to improve the students’ performance in the school assessments. In order to establish a dialog with the management case discussed in this thesis, two theoretical axes were identified: appropriation of results and school management. In the appropriation of results, the works of Fontanive, Elliot e Klein (2007); Luckesi (2011); Machado (2012); Alavarse, Bravo e Machado (2013); Machado (2013); Neto (2013); Silva (2013); Alves (2014); and Machado e Alves (2014) were selected for the theoretical foundation. To analyze the school management, the study relied on the contributions from Luck et al. (2001), Paro (2010), Lima (2013), Gelatti e Marquezan (2013), Ferreira (2016), and Burgos (2017). In the literature review, the study utilized already existing works on the PROALFA (Literacy Assessment Program) and PROEB, developed in the theses of Lima Martins (2013), Osório Martins (2013), and Chagas (2017). During field research, semi-structured interviews were carried out with the pedagogical supervisor and the basic education and high school Mathematics teachers. Through the data collected in this study, an Educational Action Plan (PAE), whose aim is to implement a new culture of appropriation of the PROEB results in the school investigated, was proposed. The actions aim to instigate collective and systematic debates on the results obtained, as well as keep the already existing accountability and sharing in the school, and to consolidate the importance of external assessments.
Keywords: PROEB matemática
Baixo desempenho
Rede de ensino de Tarumirim
PROEB mathematics
Low performance
Tarumirim educational network
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10855
Issue Date: 28-Jan-2019
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