https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10854
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
wilsonamarodasilva.pdf | 678.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | O abandono escolar no ensino médio noturno da Escola Estadual Frei Levino em Monte Belo (Minas Gerais) |
Autor(es): | Silva, Wilson Amaro da |
Primeiro Orientador: | Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo |
Membro da banca: | Oliveira Júnior, Lourival Batista de |
Membro da banca: | Barros, Juliana de Carvalho |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão apresentado discutiu os altos índices de abandono escolar no Ensino Médio noturno da Escola Estadual Frei Levino, localizada em Monte Belo, no interior do Estado de Minas Gerais. O objetivo geral definido para este estudo foram investigar as causas das taxas de abandono superiores às da Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas e às de Minas Gerais no período de 2012 a 2016 e elaborar um Plano de Ação Educacional (PAE) que tenha como pressuposto propor estratégias para combater o problema, promovendo o acesso e a permanência dos jovens de 15 a 17 anos de idade na escola, com equidade e qualidade. Assumimos como hipóteses que há fatores internos e externos à escola que contribuem para o abandono. Para tanto, utilizou-se, como metodologia a pesquisa qualitativa e como instrumentos entrevistas semiestruturadas com alunos, coleta de informações da secretaria escolar e pesquisa bibliográfica sobre a temática em questão. Os dados obtidos com esses instrumentos foram analisados a partir do referencial teórico trazido nos estudos de Gonçalves, Passos e Passos (2005), Sousa e Oliveira (2008), Braga (2009), Santos e Pouchain (2011) e Soares et al (2015), além de outros autores que abordam o abandono escolar no Ensino Médio. Por fim, apresentou-se o PAE como mecanismo para a prevenção e redução do abandono no Ensino Médio noturno no ambiente em que o estudo foi realizado, tendo como relevância a discussão de estratégias para a permanência dos jovens na escola. |
Abstract: | This dissertation was developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case presented discussed the high school dropout rates at the Frei Levino State School, located in Monte Belo, in the interior of the state of Minas Gerais. The general objectives defined for this study were to investigate the causes that caused the school to show abandonment rates higher than the Regional Superintendence of Education of Poços de Caldas and those of Minas Gerais in the period from 2012 to 2016 and to elaborate an Educational Action Plan (PAE), which proposes to propose strategies to combat the problem, promoting the access and permanence of young people between 15 and 17 years of age in school, with equity and quality. We hypothesize that there are factors internal and external to the school that contribute to the abandonment. To do so, we will use as methodology the qualitative research and as instruments semi-structured interviews with students, teachers and pedagogical team, collection of information from the school secretariat and bibliographic research on the subject in question. The data obtained with these instruments were analyzed from the theoretical framework brought in the studies of Gonçalves, Passos e Passos (2005), Sousa e Oliveira (2008), Braga (2009), Santos e Pouchain (2011) and Soares et al (2015) which deal with dropping out of high school. Finally, the PAE was presented as a mechanism for the prevention and reduction of drop-out in the middle school where the study was carried out, having as a focus the discussion of strategies for the permanence of young people in school. |
Palavras-chave: | Ensino médio Abandono escolar Ensino noturno High school School dropout Night teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10854 |
Data do documento: | 7-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons