Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10853
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ronaldomartinsborges.pdf1.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A apropriação de resultados do sistema mineiro de avaliação (SIMAVE) no ensino médio: desafios e possibilidades para uma gestão colaborativa
Author: Borges, Ronaldo Martins
First Advisor: Ferreira, Rosângela Veiga Júlio
Referee Member: Oliveira, Daniela Motta de
Referee Member: Alves, Alessandra Maia Lima
Referee Member: Sant'anna, Priscila Fernandes
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A partir das evidencias levantadas pelo caso de gestão, discutiu-se o uso dos dados do Sistema Mineiro de Avaliação (SIMAVE) pelos professores do 3º ano do Ensino Médio e pela especialista de Educação Básica desse segmento de ensino da Escola Estadual Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, pertencente à rede pública do Estado de Minas Gerais, localizada no município de Vazante. A busca foi por compreender como os resultados das avaliações em larga escala têm sido apropriados por esses atores para pensar estratégias educacionais na escola pesquisada. Assim, estabeleceu-se a seguinte questão de pesquisa: de qual maneira os dados provenientes do SIMAVE em Matemática têm sido utilizados para pensar estratégias educacionais na Escola Estadual Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira? Os objetivos que concorreram para a compreensão do caso de gestão foram : i) identificar evidências do caso de gestão da Escola Estadual Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, investigando o processo de apropriação dos resultados do SIMAVE em Matemática no Ensino Médio; ii) compreender de que forma os professores do 3º ano do Ensino Médio, bem como o especialista de Educação Básica desse segmento de ensino na escola investigada têm se apropriado dos resultados das avaliações externas, identificando suas abordagens e como eles lidam com essa política pública estadual; iii) propor um plano de ação para a constituição de uma gestão escolar atenta aos desafios e possibilidades da política pública da avaliação em larga escala no locus de investigação, devolvendo à comunidade escolar os investimentos da pesquisa. Assumimos como hipótese que uma gestão colaborativa pode contribuir com a promoção da equidade no Ensino Médio, se estiver pautada em uma apropriação crítica de políticas públicas de educação, no caso em tela da avaliação em larga escala, em diálogo com as práticas pedagógicas existentes na escola. Adotamos, como metodologia, a pesquisa qualitativa por possibilitar uma abordagem crítica, considerando, nas análises, aspectos sociais, culturais e econômicos que poderiam explicar como os professores da escola investigada compreendiam impactos da implementação de políticas públicas no cotidiano das experiências vivenciadas no Ensino Médio. Como procedimento metodológico, optamos pelo estudo exploratório na primeira etapa da pesquisa e questionário não identificado para a subsequente. Sendo assim, a partir do estudo exploratório, levantamos evidências para subsidiar o questionário, voltado a questões do processo de compreensão das avaliações externas na escola investigada. Após análise, constatamos que, tanto no estudo exploratório quanto no questionário, parte dos professores desconhecia as especificidades da política pública da avaliação em larga escala. Foi possível aferir também que haveria ações pedagógicas realizadas na escola que poderiam contribuir para o desenvolvimento dos estudantes, considerando os resultados da avaliação em larga escala, sendo necessário, nesse sentido, um perfil de gestão que pudesse contribuir tanto para a compreensão de limites e potencialidades da política pública quanto para o fortalecimento de ações pedagógicas já existentes. Nesse sentido, propusemos um Plano de Ação Educacional tomando como referência a gestão colaborativa, pautada na ampliação de espaços de diálogo na escola pesquisada para a apropriação crítica de políticas públicas.
Abstract: The present dissertation was developed in the Professional Master in Management and Education Assessment (PPGP) of the Center for Public Policy and Federal University of Education Evaluation of Juiz de Fora (CAED/UFJF). Based on the evidence presented by the management case, was discussed the use of data from the Mineiro System of Evaluation (SIMAVE) by the teachers of the 3rd year of High School and by the specialist of Basic Education of this segment at the State School Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, belonging to the public teaching network of the State of Minas Gerais, located in the municipality of Vazante. The search was for understanding how the results of the large scale evaluations have been appropriated by these actors to think educational strategies in the researched school. We define, therefore, as a research question: in what way have the data of SIMAVE in Mathematics been used to think educational strategies at the State School Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira? The objectives that contribute to the understanding of the case study are: i) to identify evidence of the case of management of the State School Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, investigating the process of appropriation of the results of SIMAVE in Mathematics in High School; ii) to understand how the teachers of the 3rd year of high school, as well as the Specialist of Basic Education in of this teaching stage in the school investigated, have appropriated the results of the external evaluations, identifying their approaches and how they deal with this state public policy ; iii) to propose a plan of action for the constitution of a school management attentive to the challenges and possibilities of the public policy of the large-scale evaluation at the research locus, returning to the school community the investments of the research. We hypothesize that collaborative management can contribute to the promotion of equity in the High School if it is based on a critical appropriation of public education policies, in the case of large scale evaluation, in dialogue with the pedagogical practices existing in the school. We adopted qualitative research as a methodology, as it allows for a critical approach, considering in the analyzes social, cultural and economic aspects that can explain how the teachers of the investigated school understand the impacts of the implementation of public policies in the daily life experiences of high school. As a methodological procedure we opted for the exploratory study in the first stage of the research and an unidentified questionnaire for the subsequent one. Thus, from the exploratory study we raised evidence to support the questionnaire, focused on questions of the process of understanding external evaluations in the school investigated. After analysis we found that, in the exploratory study as well as in the questionnaire, some teachers do not know the specificities of the public policy of large-scale evaluation. It was also possible to verify that there are pedagogical actions carried out in the school that could contribute to the development of the students considering the results of the evaluation in large scale, being necessary, in this sense, a management profile that contributes both for the understanding of limits and potentialities of the public policy and the strengthening of existing pedagogical actions. In this sense, we proposed an Educational Action Plan that takes as reference the collaborative management, based on the expansion of spaces of dialogue in the researched school for the critical appropriation of public policies.
Keywords: Apropriação de resultados
SIMAVE
Ensino Médio
Gestão colaborativa
Appropriation of results
SIMAVE
High school
Collaborative management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10853
Issue Date: 30-Jan-2019
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons