https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10841
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
liviancristinavesfal.pdf | 3.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | A utilização das TICS na educação básica: um estudo de caso na EEEMS (Minas Gerais) |
Autor(es): | Vesfal, Livian Cristina |
Primeiro Orientador: | Scortegagna, Liamara |
Membro da banca: | Alvim, Maria Izabel da Silva Azevedo |
Membro da banca: | Gonçalves, Janae |
Resumo: | A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O estudo aborda a inserção das Tecnologias da Informação e da comunicação (TICs) no contexto da Educação Básica, mais especificamente, como se dá a atuação dos professores da Escola Estadual Eduardo Milton da Silva (EEEMS). Embora a escola possua equipamentos tecnológicos, como laboratórios de informática, projetor e notebooks, estes são utilizados por alguns professores em suas práticas e não são utilizados por outros. O interesse pelo caso estudado deve-se ao fato da pesquisadora ser gestora da escola e conhecedora de toda realidade tecnológica existente. Nesse contexto, foi realizada uma pesquisa exploratória (aplicação de questionários) com os professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, que possibilitou identificar como ocorre a utilização das TICs na prática pedagógica dos professores. A partir dos resultados, surge o seguinte questionamento: Como as TICs são utilizadas pelos professores em suas práticas pedagógicas na escola em estudo? A partir desta questão, este trabalho buscou alcançar o objetivo geral que é “mapear a utilização das TICs pelos professores da EEEMS em suas práticas pedagógicas e identificar quais as dificuldades existentes em incorporar as tecnologias digitais nos processos de ensino aprendizagem.” Além da pesquisa exploratória, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando-se com instrumento de pesquisa a entrevista coletiva, com 17 professores do Ensino Fundamental e Médio e 02 especialistas da educação. A pesquisa procurou problematizar questões como a familiaridade dos professores com as TICs, as concepções a respeito do emprego de práticas inovadoras, as concepções sobre o uso das TICs pelos alunos e a infraestrutura da escola. Outras questões são abordadas no estudo, tais como: qual a importância da inserção das TICs no contexto escolar e na prática pedagógica dos professores? Qual o papel da gestão escolar na formação continuada dos professores e na infraestrutura tecnológica oferecida pela escola? Quais fatores levam à subutilização das TICs na prática pedagógica dos professores? Com a análise dos dados obtidos, foi possível identificar os entraves apontados pelos professores para a utilização pedagógicas das TICs, sendo dificuldades técnicas de utilização na prática pedagógica, falta de infraestrutura e formação continuada, entre outros problemas. Ainda, a partir da análise do contexto da escola e dos dados coletados, propor um Plano de Ação Educacional (PAE) para o fortalecimento da inclusão das TICs por meio da reestruturação do Projeto Político Pedagógico (PPP), com foco no aprimoramento do uso pedagógico das TICs, na formação continuada dos professores, na vinculação da avaliação de desempenho a capacitação em serviço e aproveitamento de servidores afastados da regência para exercer a função de orientador tecnológico no laboratório de informática. |
Abstract: | The present dissertation is developed under the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The study addresses the insertion of Information and Communication Technologies (ICTs) in the context of Basic Education, specifically, as the teachers of the Eduardo Milton da Silva State School (EEEMS) perform. Although the school has technological equipment, such as laboratories the use of computers, projectors and notebooks, these are used by some teachers in their practices and are not used by others.The interest in the case studied is due to the fact that the researcher is manager of the school and knowledgeable of all existing technological reality.In this context, an exploratory research was carried out with the teachers of Elementary School II and Secondary School, which made it possible to identify how the use of ICTs occurs in the pedagogical practice of teachers. pedagogical practices in the school under study? From this question, this work ho sought to achieve the general objective of "mapping the use of ICTs by EEEMS teachers in their pedagogical practices and identifying the difficulties in incorporating ICT in teaching learning processes. In addition to the exploratory research, a qualitative research was carried out, using a research instrument at the press conference, with 17 primary and secondary school teachers and 02 education specialists. The research sought to problematize issues such as teachers' familiarity with ICTs, conceptions about the use of innovative practices, conceptions about the use of ICTs by students and the school infrastructure. Other issues are addressed in the study, such as: what is the importance of the insertion of ICT in the school context and in the pedagogical practice of teachers? What is the role of school management in continuing teacher education and in the technological infrastructure offered by the school? What factors lead to the underutilization of ICTs in teachers' pedagogical practice? With the analysis of the data obtained, it was possible to identify the obstacles pointed out by teachers for the pedagogical use of ICTs, being technical difficulties of use in pedagogical practice, lack of infrastructure and continuous training, among other problems. Also, from the analysis of the school context and the data collected, to propose an Educational Action Plan (PAE) to strengthen the inclusion of ICTs through the restructuring of the Pedagogical Political Project (PPP), with a focus on improving pedagogical use of ICTs, in the continuous training of teachers, in the linking of performance evaluation to in-service training and use of servers away from the regency to exercise the role of technological advisor in the computer lab. |
Palavras-chave: | Informática escolar Tecnologias de informação e comunicação Tecnologias na escola Gestão escolar School computer Information and communication technologies Technologies at school School management |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10841 |
Data do documento: | 20-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons