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Type: Dissertação
Title: A implementação do Programa Mais Línguas na Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor José Aloysio Pinto
Author: Sales, Francisco Antônio Freire de
First Advisor: Magaldi, Carolina Alves
Referee Member: Silva, Josiane Toledo Ferreira
Referee Member: Botelho, Laura Silveira
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão analisado trata da implementação do Programa Mais Línguas na Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor José Aloysio Pinto, em Sobral-CE. O objetivo geral deste estudo é analisar os desafios e possibilidades do ensino de línguas estrangeiras, por intermédio do Programa Mais Línguas desenvolvido na EEEP Monsenhor José Aloysio Pinto. Os objetivos específicos são: 1. Caracterizar histórica e epistemologicamente o processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras na educação básica; 2. Conhecer as experiências e perspectivas dos discentes e docentes da EEEP Monsenhor José Aloysio Pinto sobre o estudo de línguas estrangeiras; 3. Propor ações, ao Programa Mais Línguas, de forma a possibilitar a elevação dos índices de proficiência das línguas estudadas. Assumimos como hipótese a necessidade de lançar múltiplos olhares e críticas sobre a estrutura curricular e didático-metodológica do ensino de línguas estrangeiras na educação básica. Outrossim, proceder à análise das tentativas de qualificação desta área de conhecimento, além de sugerir que as lacunas encontradas tornem-se alvo de possíveis e adequadas reformulações. Como metodologia, em uma vertente qualitativa, foram aplicados questionários a 340 discentes e entrevista de roteiro semiestruturado aos quatro docentes de línguas estrangeiras da EEEP Monsenhor José Aloysio Pinto envolvidos no Programa. Destacamos as percepções colaborativas dos discentes e docentes na recepção e implementação do Programa. Todavia, tornaram-se evidentes fragilidades que necessitam ser superadas: a melhor a compreensão do PML pela comunidade escolar; a formação de professores; e deficiências do material didático. Os estudiosos que contribuíram para esta discussão foram Anjos (2014), Barcelos (2006), Bezerra e Jovanovic (2015), Gatti (2008, 2012), Oliveira, Tinoco e Santos (2014) dentre outros.
Abstract: The present dissertation is developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case studied is the implementation of More Languages Program at the State School of Professional Education (EEEP)Monsignor José Aloysio Pinto, in Sobral-CE. The general objective of this study is to analyze the challenges and possibilities of teaching foreign languages, through the More Languages Program, developed at the EEEP Monsignor José Aloysio Pinto. The specific objectives are: 1. To characterize history and epistemologically, the teaching-learning process of foreign languages in basic education; 2. To know the experiences and perspectives of the students and teachers of EEEP Monsignor José Aloysio Pinto on the study of foreign languages; 3. To propose actions to the More Languages Program in order to increase the proficiency indexes of the languages studied. We assume as hypothesis the need to launch multiple looks and criticisms about the curricular and didactic-methodological structure of foreign language teaching in basic education. Also, to analyze the attempts to qualify this area of knowledge. And, to suggest that the gaps found are the target of possible and appropriate reformulations. As a methodology, in a qualitative way, questionnaires were applied to 340 students and semi-structured script interview to the four foreign language teachers of the EEEP Monsignor José Aloysio Pinto involved in the Program. We highlight the collaborative perceptions of the students and teachers in the reception and implementation of the Program. However, weaknesses that need to be overcome are evident: the better understanding of the PML by the school community, the training of teachers and the lack of teaching material. The authors who contributed to this discussion were Anjos (2014), Barcelos (2006), Bezerra and Jovanovic (2015), Gatti (2008, 2012), Oliveira, Tinoco and Santos (2014) among others.
Keywords: Programa Mais Línguas
Ensino de línguas
Línguas estrangeiras
More languages program
Teaching of languages
Foreign languages
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10837
Issue Date: 30-Jul-2019
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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