Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10781
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
danielledefatimadomingosdecarvalho.pdf797.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Informática na educação: matemática com o software Scratch
Author: Carvalho, Danielle de Fátima Domingos de
First Advisor: Machado, Carla Silva
Referee Member: Romero, Sheila Rigante
Resumo: Este trabalho busca desenvolver com alunos de uma escola um jogo educacional programado pelo aluno utilizando o sistema Scratch, e assim, possibilitar uma nova forma de se apreender o conhecimento da matemática. A programação tem em sua essência o potencial de desenvolver no indivíduo a concentração, o foco e o pensamento lógico. A ferramenta tecnológica é um grande atrativo para os jovens o que a torna um meio interessante para envolver os educandos. O desenvolvimento deste trabalho possui como base a pesquisa exploratória em que o educando constrói o seu conhecimento tendo os livros didáticos da escola, a internet, e principalmente, o professor como fontes e suporte para suas construções. Sabe-se que uma criança, jovem e/ou adolescentes precisam ser envolvidos em toda questão educacional de formação para vida. Todos temos conteúdos a compartilhar e explorar, dividindo com o outro o conhecimento prévio adquirido com nossas próprias descobertas que vão além da escola. Seja um jogo eletrônico ou um jogo de tabuleiro, estes ensinam de maneira diferente da forma que aprendemos todos os dias na escola. Desta forma, este trabalho busca possibilitar aos alunos utilizar o conhecimento prévio que trouxe do seu convívio social e o que apreendeu em sala de aula com os livros e professores e construir uma nova forma de se compreender e ensinar a matemática.
Abstract: -
Keywords: Jogos educacionais digitais
Scratch
Ensino de matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10781
Issue Date: 27-Apr-2019
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons