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dc.contributor.advisor1Monteiro, Sandrelena da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Luciana Pacheco-
dc.contributor.referee2Souza, Maria Zélia Maia de-
dc.contributor.referee3Coelho, Edgar Pereira-
dc.contributor.referee4Meucci, Arthur-
dc.creatorBonsanto, Flávia Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-11T14:09:54Z-
dc.date.available2019-09-06-
dc.date.available2019-09-11T14:09:54Z-
dc.date.issued2008-08-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10760-
dc.description.abstractThis qualitative research, built within the graduate program in education, Faculty of education, the Federal University of Juiz de Fora, considers the freiriana perspective of the advertisement on the dissertation, in order to understand what is the design host that supports the practices of educators regarding the inclusion of children with disabilities in day care Clélia Gervásio Scafuto, in Juiz de Fora/Minas Gerais, with the encouragement of the contributions of Paulo Freire. The first notes are shown, culminating in the movement of this research and the score on defense. Pursued, shows the problematization of a history of the relationship of the company with persons with disabilities, a narrative of creation of daycare in Brazil, as well as a brief context of the city of Juiz de Fora/MG and thinks a host design for the precepts of the appreciation of differences, solidarity, ethics and lovingness, bringing together the ideas of Paulo Freire in context to the question of children with disabilities. Subsequently, talks about a biography of Paulo Freire and the definition of the Epistemological Circle of culture as methodological arrangement. Following, makes a contextualization of the story and of the theoretical foundations of the daycare. At the end, aiming to show the design of nursery school to host children with disabilities are the narratives of the observations so participant at the institution and the dialogs built into a wheel-of-conversation with the professionals, about the elements needed to host educational practice to children with disabilities. About the lived and felt, it was possible to understand and see that the respect for and appreciation of differences, as well as the educational actions constitute loveliness of daycare while inclusive practice.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa qualitativa, construída no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora, considera a perspectiva freiriana do anúncio na dissertação, a fim de compreender qual é a concepção de acolhimento que ampara as práticas das educadoras em relação à inclusão de crianças com deficiência na Creche Clélia Gervásio Scafuto, em Juiz de Fora/Minas Gerais, com o fomento das contribuições de Paulo Freire. São apresentadas as primeiras notas, que culminaram no movimento desta pesquisa e a partitura em defesa do tema. Prosseguindo, mostra a problematização de um histórico da relação da sociedade com as pessoas com deficiência, expõe uma narrativa de constituição da creche no Brasil, bem como um breve contexto da cidade de Juiz de Fora/MG e pensa uma concepção de acolhimento que respeita aos preceitos da valorização das diferenças, da solidariedade, da ética e da amorosidade, reunindo as ideias de Paulo Freire contextualizadas à questão das crianças com deficiência. Posteriormente, discorre sobre uma biografia de Paulo Freire e na definição do Círculo Epistemológico de Cultura como arranjo metodológico. Seguindo, faz uma contextualização da história e das fundamentações teóricas da creche. Ao final, visando mostrar a concepção de acolhimento da creche às crianças com deficiência, são apresentadas as narrativas das observações realizadas de forma participante nas dependências da instituição e os diálogos construídos em uma roda-de-conversa com as profissionais, acerca dos elementos necessários à prática educativa de acolhimento às crianças com deficiência. Sobre o vivido e sentido, foi possível compreender e ver que o respeito e a valorização das diferenças, bem como a amorosidade constituem as ações educativas da creche enquanto prática inclusiva.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAcolhimentopt_BR
dc.subjectInédito-viávelpt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectCrianças com deficiênciapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectGreetingpt_BR
dc.subjectUnheard of-viablept_BR
dc.subjectDaycarept_BR
dc.subjectChildren with disabilitiespt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAcolhimento: sonoras reflexões com Paulo Freire como prática de inclusão de crianças com deficiência na creche Clélia Gervásio Scafuto - Juiz de Fora (MG)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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