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Clase: Dissertação
Título : O tempo das alunas mães na escola
Autor(es): Faria, Juliana Ramos de
Orientador: Pinto, Tarcísio Jorge Santos
Co-orientador: Marques, Luciana Pacheco
Miembros Examinadores: Albuquerque, Andréa Serpa
Miembros Examinadores: Monteiro, Sandrelena da Silva
Resumo: Este trabalho, intitulado “O tempo das alunas mães na escola”, realizado através do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, teve como discussão central o tempo das alunas mães no/do/com o cotidiano escolar. Através da minha presença na escola como professora constatei muitas alunas mães que buscavam continuar seus estudos mesmo com todas as dificuldades que o contexto social e as cobranças da escola impunham a elas. A pesquisa surgiu desse interesse em entender algumas questões, entre elas: O que é ser aluna mãe no contexto da escola? O que passa por esta questão existencial? Quais os desafios cotidianos que elas encontram ao se deparar com a multiplicidade de funções que existe no cotidiano de suas vidas?Meu objetivo foi narrar como as alunas mães vivenciam suas temporalidades na escola. A pesquisa aconteceu na escola estadual Maria Ilydia Resende Andrade localizada na cidade de Juiz de Fora/MG. As praticantes da pesquisa são três alunas mães, duas do segundo segmento do ensino fundamental e uma do ensino médio. A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa no/do/com o cotidiano escolar, tendo como base os estudos de Inês Barbosa, Nilda Alves e Carlos Ferraço. Como principal referencial teórico do trabalho utilizo o filósofo Henri Bergson. Apoio-me ainda nas referências fundamentais de Paulo Freire, Walter Kohan e Carlos Eduardo Ferraço. Foi solicitado a confecção de portfólios pelas praticantes. Nossos encontros se deram no cotidiano da escola e pela rede social Whatsapp. Estar e participar no/do cotidiano da escola, conhecer os diversos atores que ali atuam e se dedicam, foi de suma importância para o desenvolvimento da pesquisa. Através desta pesquisa pude perceber a angústia vivenciada pelas alunas mães ao se depararem com as múltiplas funções de ser mãe e aluna na adolescência. Ou seja, pude perceber as dificuldades de algumas alunas em conseguir organizar suas rotinas e tempos de acordo com os tempos cronológicos exigidos pela sociedade; escola; creche; casa; filhos.
Resumen : This work, titled "The time of female students at school", carried out through the Graduate Program in Education of the Federal University of Juiz de Fora, had as a central discussion the time of the female students in the school day-to-day life. Through my presence at school as a teacher I found many female students who sought to continue their studies despite all the difficulties that the social context and the school charges imposed on them. The research came from this interest in understanding some questions, among them: What is it to be a mother in the context of the school? What passes for this existential question? What are the daily challenges they encounter when faced with the multiplicity of functions that exist in the daily life of their lives? My goal was to describe how the female students experience their temporalities in school. The research took place at the Maria Ilydia Resende Andrade State School located in the city of Juiz de Fora / MG. The researchers are three female students, two from the second segment of elementary education and one from the secondary school. The methodological approach used was the study at the /of / with the daily school, based on the studies of Inês Barbosa, Nilda Alves and Carlos Ferraço. As the main theoretical reference of the work I use the philosopher Henri Bergson. I also support the fundamental references of Paulo Freire, Walter Kohan and Carlos Eduardo Ferraço. Practitioners were asked to make portfolios. Our meetings took place in the daily life of the school and by the Whatsapp social network. Being and participating in the day-to-day life of the school, getting to know the different actors who work there and dedicate themselves, was extremely important for the development of the research. Through this research I was able to perceive the anguish experienced by the female mothers when they came across the multiple functions of being a mother and a teenage girl. That is, I was able to perceive the difficulties of some students in being able to organize their routines and times according to the chronological times demanded by society; school; nursery; house; children.
Palabras clave : Escola
Cotidiano
Mães
Educação
Tempo
School
Daily
Mothers
Education
Time
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10757
Fecha de publicación : 17-may-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



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