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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Vianna, Márcia Marin-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0415703750565086pt_BR
dc.contributor.referee1Antunes, Katiuscia Cristina Vargas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7309708713801729pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5253778782445993pt_BR
dc.creatorPires, Adriana Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-10T14:33:54Z-
dc.date.available2019-09-09-
dc.date.available2019-09-10T14:33:54Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10738-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEnsinar Matemática para alunos com necessidades educacionais especiais, seja por deficiência, altas habilidades ou qualquer quadro “atípico”, em sala de ensino comum é um grande desafio para muitos professores, pois faltam preparo e informação. Compreendendo que uma escola democrática precisa ser pensada como aquela que oferece ensino de qualidade para todos, qualidade que pressupõe a organização de propostas pedagógicas eficazes, diretamente relacionadas às necessidades dos alunos, contemplando os diversos níveis de aprendizagem e diversidade. Diante disso, neste trabalho, procuro não somente dar ênfase ao ensino para estudantes com deficiências em sala de ensino comum, mas também identificar, analisar e discutir a construção do conhecimento matemático especificamente relacionada a um aluno. A proposta de intervenção se constituiu da aplicação de um jogo: o “Jogo números reais”, numa turma de 8º ano, como recurso de ensino para construção de conceitos matemáticos relacionados ao conteúdo de “conjuntos numéricos”, nesse contexto verificou-se como o estudante em questão se apropriou dos conhecimentos matemáticos. A escolha pela aplicação de um jogo se justifica por acreditar que a criança e o adolescente que brincam e jogam, desenvolvem suas capacidades de questionar, buscar soluções, avaliar atitudes, resolver situações problemas com mais facilidade, além de desenvolver funções psicossociais, afetivas e intelectuais. O jogo também amplia a imaginação, contribuindo para a formação da abstração. A prática foi realizada buscando oferecer, aos estudantes da turma, possibilidades de trabalho com os conteúdos matemáticos, utilizando o jogo como estratégia de ensino. Após a aplicação dessa intervenção, verificou-se que tal atividade contribuiu para motivar os alunos à aprendizagem do conteúdo matemático, favorecendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de resolver problemas, além de estimular o pensamento independente, a criatividade, a concentração, atenção, comunicação e a sociabilidade. O uso do jogo despertou o interesse dos alunos, possibilitando a aquisição de conceito básico da Matemática, reforçando e fixando conteúdo previsto para esta etapa da Educação. Além disso, pude concluir que o aluno em questão, através da intervenção conseguiu utilizar o jogo como recurso para assimilação do conteúdo estudado, melhorando seu desempenho e desenvolvendo sua capacidade cognitiva e perceptiva.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_BR
dc.subjectJogo como recursopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEnsinando ‘conjuntos numéricos’ numa turma de 8º ano – o caso Joãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



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