https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10714
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
raissamariadepaulaaraujo.pdf | 376.29 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5648329922280680 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vasconcelos, Marcelo Ribeiro | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Araújo, Raíssa Maria de Paula | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T20:11:45Z | - |
dc.date.available | 2019-09-03 | - |
dc.date.available | 2019-09-04T20:11:45Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10714 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo apresentar a proposta de um plano de aula a ser desenvolvido no primeiro bimestre do ano de 2019, nas disciplinas Língua Portuguesa e Literatura, com alunos do 2.º ano do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais. A metodologia utilizada está baseada na visão Baktiniana sobre o caráter da linguagem. A proposta do plano de aula é mostrar a importância da evolução tecnológica ao longo dos tempos e a necessidade de inserir as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação escolar. A ferramenta utilizada nas aulas será o “Diário”. O uso desse tipo de recurso propicia um feedback mais rápido aos alunos e tem o intuito de criar um acervo de produções textuais. Tal prática propicia um acompanhamento efetivo e possibilita intervenções que contribuam de maneira significativa na construção coletiva do conhecimento. Após a exposição e discussão de diversos conteúdos que versam sobre a literatura passada e gêneros textuais, o produto final será a apresentação de personagens pesquisados, que nas opiniões dos alunos configurariam na representação de figuras nacionais. Através da literatura trabalhada e da pesquisa, reforçar a ideia de que tanto a literatura e a linguagem possuem aspectos cíclicos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | TIC | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O uso das TIC em sala de aula: proposta de plano de aula para as disciplinas de língua portuguesa e literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License