Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10714
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
raissamariadepaulaaraujo.pdf376.29 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5648329922280680pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Marcelo Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorAraújo, Raíssa Maria de Paula-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T20:11:45Z-
dc.date.available2019-09-03-
dc.date.available2019-09-04T20:11:45Z-
dc.date.issued2019-04-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10714-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo apresentar a proposta de um plano de aula a ser desenvolvido no primeiro bimestre do ano de 2019, nas disciplinas Língua Portuguesa e Literatura, com alunos do 2.º ano do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais. A metodologia utilizada está baseada na visão Baktiniana sobre o caráter da linguagem. A proposta do plano de aula é mostrar a importância da evolução tecnológica ao longo dos tempos e a necessidade de inserir as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação escolar. A ferramenta utilizada nas aulas será o “Diário”. O uso desse tipo de recurso propicia um feedback mais rápido aos alunos e tem o intuito de criar um acervo de produções textuais. Tal prática propicia um acompanhamento efetivo e possibilita intervenções que contribuam de maneira significativa na construção coletiva do conhecimento. Após a exposição e discussão de diversos conteúdos que versam sobre a literatura passada e gêneros textuais, o produto final será a apresentação de personagens pesquisados, que nas opiniões dos alunos configurariam na representação de figuras nacionais. Através da literatura trabalhada e da pesquisa, reforçar a ideia de que tanto a literatura e a linguagem possuem aspectos cíclicos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTICpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO uso das TIC em sala de aula: proposta de plano de aula para as disciplinas de língua portuguesa e literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons