https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10701
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
luciomaurobentofernandes.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Rita de Cássia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Romero, Sheila Rigante | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Fernandes, Lúcio Mauro Bento | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8592956J2 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T19:47:52Z | - |
dc.date.available | 2019-09-02 | - |
dc.date.available | 2019-09-04T19:47:52Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10701 | - |
dc.description.abstract | The present work refers to the personalization of teaching and learning actions, in front of a new social model permeated by information and communication technologies, with the objective of implementing situations that allow the construction of knowledge involving the constant monitoring and advice of the learner. In view of this, because we believe that the Google classroom tool, and the hybrid teaching model rotational laboratory have such potential, we elaborate as a teaching proposal for the thermodynamic content, a lesson plan with the intention of contributing to the insertion of the student in the process of production and transformation of their own knowledge, leading them to perceive the educational nature of information and communication technologies associated with didactic content. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho refere-se à personalização das ações de ensino e aprendizagem, frente a um novo modelo social permeado pelas tecnologias da informação e comunicação, com o objetivo de implementar situações que permitam a construção de conhecimento envolvendo o acompanhamento e assessoramento constante do aprendiz. Diante disso, por acreditar que a ferramenta Google Sala de Aula e o modelo de ensino híbrido laboratório rotacional apresentam tal potencial, elaboramos como uma proposta de ensino para o conteúdo de Termodinâmica, um plano de aula com o intuito de contribuir para a inserção do aluno no processo de produção e transformação do seu próprio conhecimento, levando-o a perceber o caráter educativo das tecnologias de informação e comunicação associado ao conteúdo didático. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino híbrido | pt_BR |
dc.subject | Laboratório rotacional | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da comunicação e informação | pt_BR |
dc.subject | Hybrid teaching | pt_BR |
dc.subject | Rotational lab | pt_BR |
dc.subject | Communication and information technologies | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Educação entre a sala de aula e a nuvem: Google educacional como uma perspectiva de inovação no processo de ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License