Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10697
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
liviacarvalhodossantos.pdf536.28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma proposta de trabalho didático em ciências com o uso de Webquest em uma turma do 9o ano do Ensino Fundamental
Autor(es): Santos, Livia Carvalho dos
Primeiro Orientador: Machado, Carla Silva
Membro da banca: Costa, Amanda Cristina Bastos
Resumo: Este trabalho apresenta um plano didático que tem como objetivo utilizar as tecnologias digitais de informação e comunicação na escola, durante as aulas de Ciências. Numa tentativa de tornar a aprendizagem mais significativa, visto que os alunos têm interesse por tecnologias, como promover a inclusão digital, considerando que há estudantes que não têm acesso ao computador, ou à internet. E, também, de prover um ambiente diferente do convencional da sala de aula, o laboratório de informática. Tendo como metodologia a Webquest, ferramenta que permite a pesquisa, a interação, e a cooperação entre os estudantes, tornando propício o desenvolvimento da autonomia deles no contexto escolar. A temática do plano está relacionada a noções de astronomia, como a composição do Sistema Solar, relacionando este com sua evolução histórica, com o estudo do modelo Geocêntrico e Heliocêntrico, e de importantes pesquisadores como Aristóteles, Eratóstenes, Galileu Galilei e Nicolaus Copernicus. Para a elaboração deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica envolvendo tecnologias de informação e comunicação na educação, webquest e noções de astronomia.
Abstract: -
Palavras-chave: TDICs
TICs
Webquest
Ciências
Astronomia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10697
Data do documento: 27-Abr-2019
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons