Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10692
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leilsonhenrique.pdf911.7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: GCOMPRIX, descomplicando a matemática: um plano de aula
Autor(es): Henrique, Leílson
Primeiro Orientador: Oliveira, Rita de Cássia
Membro da banca: Teixeira, Beatriz de Basto
Resumo: Este Plano de Aula objetiva trabalhar em sala de aula os jogos educativos para melhoria do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de matemática para o primeiro ano do ensino fundamental. A utilização dos jogos no ensino da matemática permite que o aluno desenvolva a percepção motora, o raciocínio lógico e a análise visual de figuras geométricas, além dos princípios básicos de contagem e operações básicas. O desenvolvimento dessas habilidades é de grande importância considerando que são alunos com seis ou sete anos. Os recursos tecnológicos utilizados são os computadores disponíveis na escola. Para a realização do Plano de Aula será utilizado o Software Educacional de licença paga, que também possui uma versão de licença livre (com algumas atividades restritas a uso) chamado GCOMPRIX, cuja didática é bem lúdica e intuitiva, ideal para o 1º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Será utilizada uma aula para este primeiro momento, em uma escola que tenha um laboratório que comporte os seus alunos e forneça computadores suficientes para a realização da aula, não sendo necessário o acesso à para a utilização do software GCOMPRIX. Portanto, com as novas tecnologias e metodologias em sala de aula, independentemente de a escola possuir uma ampla estrutura física (laboratório e computadores), podemos oferecer aos alunos uma nova forma de aprendizado e, com isso, um maior facilitador de conhecimento.
Abstract: -
Palavras-chave: Jogos educativos
Desafios
Dificuldades
Processo de educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10692
Data do documento: 13-Abr-2019
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons