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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação patrimonial e o ensino da história: o Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos como construção da identidade vicentina
Autor(es): Assis, Flaviana Maria Goggin de
Primeiro Orientador: Miranda, Sônia Regina
Membro da banca: Christofoletti, Rodrigo
Membro da banca: Silva, Jussara da
Resumo: O referido projeto de intervenção como objetivo auxiliar o ensino da História do Município de São Vicente com alunos dos 7ºs anos de escolaridade – por se tratar de habilidades descritivas na BCMSV (Base Curricular Municipal de São Vicente, construída coletivamente com os educadores deste município). A partir de levantamento prévio, a partir de pesquisa, no 1º Encontro Formativo dos Professores do Ensino Fundamental – Anos Finais, corroborou-se a ideia de que o ensino da História a partir de pesquisas e visita de campo oportuniza melhor aprendizagem, bem como a possibilidade de desenvolver sentimento de pertencimento com o espaço de memória tratado neste projeto. O projeto é realizado anualmente com alunos da rede municipal de ensino, sendo ajustado conforme o perfil dos alunos. O projeto apresenta, ainda, etapas de desenvolvimento que serão cumpridas no segundo semestre do ano corrente visto que esse é o momento oportuno para desenvolver devido à temporalidade da matriz curricular. Ao término deste os alunos deverão apresentar produto final, seja através de jornal falado, escrito, crônicas, peças teatrais ou construções de maquetes. Refletir sobre o modo de trabalho e seu desenvolvimento é, também, refletir como se deu o processo de colonização de nosso país bem como o processo histórico, social e econômico da Vila de São Vicente.
Abstract: The mentioned project of intervention as an objective to assist the teaching of the History of the Municipality of São Vicente with students of the 7th year of schooling - because they are descriptive skills in BCMSV (Municipal Curriculum Base of São Vicente, built collectively with the educators of this municipality). From a previous survey, from the research, at the 1st Formative Meeting of Teachers of Elementary School - Final Years, corroborated the idea that the teaching of History from research and field visit provides better learning, as well as possibility of developing a feeling of belonging with the space of memory treated in this project. The project is carried out annually with students of the municipal school network, and is adjusted according to the profile of the students. The project also presents development stages that will be fulfilled in the second half of the current year as this is the opportune moment to develop due to the temporality of the curricular matrix. At the end of the course, the students will have to present the final product, either through a written newspaper, written, chronicles, plays or model constructions. Reflecting on the way of working and its development is also to reflect how the process of colonization of our country took place as well as the historical, social and economic process of the Vila de São Vicente.
Palavras-chave: Ensino de história
Patrimônio cultural
Colonização
Vila de São Vicente
Martim Afonso
History teaching
Cultural heritage
Colonization
Vila de São Vicente
Martim
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10691
Data do documento: 3-Ago-2019
Aparece nas coleções:Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo



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