Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10661
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
joiceadrianasantosferreira.pdf809.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Plano de aula sobre estudo do corpo humano e uso de TIC
Autor(es): Ferreira, Joice Adriana Santos
Primeiro Orientador: Oliveira, Rita de Cássia
Co-orientador: Fontes, Roseli Detoni
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar um plano de aula para o 3º ano do ensino fundamental, que abrangerá a disciplina de Ciências e contará com o uso da Tecnologia da Informação, através do site Anatomia Humana 3D e do jogo Corpo Humano do site Escola Games. O Conteúdo programático terá como tema As partes do corpo humano – os membros superiores, esse assunto foi escolhido devido à importância de se compreender o funcionamento corporal, bem como o estudo da ciência que abre um leque de possibilidades para o conhecimento da vida humana. Esse trabalho em primeiro momento foi orientado por pesquisas bibliográficas e referências como: a BNCC e os Parâmetros Curriculares Nacionais. O plano de aula, enfim, mostra a importância do professor utilizar os meios digitais presentes na realidade dos alunos como aliado na prática pedagógica, como potencializador de ações interativas, mostrando novos olhares, novas formas de ensino, com perspectivas inovadoras garantindo uma boa educação para o futuro. Para tal, será utilizado o laboratório de informática da escola e seus computadores, além de data show.
Abstract: -
Palavras-chave: Corpo humano
TIC
Inovação
Ensino de ciências
Jogo digital
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10661
Data do documento: 27-Abr-2019
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons