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dc.contributor.advisor1Miranda, Sonia Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1290370512728241pt_BR
dc.creatorAlves, Jefferson Vieira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T18:00:27Z-
dc.date.available2019-08-26-
dc.date.available2019-09-04T18:00:27Z-
dc.date.issued2019-08-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10654-
dc.description.abstractThis research and pedagogical intervention search on your Genesis articulate the school community in interaction with the residents of the geographical location of the Escola Estadual Doctor Anise Fadul, Wedge, Palm Village, city of Suzano, in greater São Paulo. Aims to master the introduction to the study of history in a class of sixth grade of elementary school. Based on the idea of popular education such a study can be seen starting the historical reflection uniting traditional concepts of discipline with the social experience of every student, leading to educating believe and understand that he is part of the history of your territory, regardless of your age and social position, for that Act such reflection will be subsidized for a pedagogical partner intervention, which is to conduct research with residents of the neighborhood, rescuing the collective and individual memories that culminated with the training in the region. Making the school a community integration link.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa e de intervenção pedagógica busca em sua gênese articular a comunidade escolar em interação com os moradores do bairro de localização geográfica da Escola Estadual Doutor Anis Fadul, Vila Cunha, Distrito de Palmeiras, Cidade de Suzano, na Grande São Paulo. Tem como objetivo máster a introdução ao estudo da História em uma turma de sexto ano do ensino fundamental. Pautada na ideia de ensino popular tal estudo vislumbra iniciar a reflexão histórica unindo conceitos tradicionais da disciplina com a vivencia social de cada estudante, levando ao educando acreditar e entender que ele é parte da história de seu território, independente de sua idade e posição social, para que aja tal reflexão será subsidiada por um trabalho de intervenção sócio pedagógica, que consiste em realizar pesquisas com moradores do bairro, resgatando as memorias coletivas e individuais que culminaram com a formação da região. Tornando a escola um elo de integração na comunidade além de indicar a importância da História local para o bom entendimento da ciência a ser estuda em toda a vida escolar dos jovens estudantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectMemória socialpt_BR
dc.subjectParticipação popularpt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectSocial memorypt_BR
dc.subjectPopular participationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleO estudo da historia no sexto ano do ensino fundamental: expectativas, apoio popular, resultados e trabalho docentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo



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