https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10648
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
angelicasoaresdeoliveiranobre.pdf | 502.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A grande reviravolta da história e a história cultural: novos temas e grupos sociais na pesquisa em sala de aula |
Author: | Nobre, Angélica Soares de Oliveira |
First Advisor: | Theophilo, Gabriela Alexandra Mitidieri Malta Cals |
Resumo: | O presente projeto de intervenção foi pensado a partir da experiência em sala de aula na escola pública da rede Estadual de Ensino de São Paulo, no qual identifiquei, nos livros didáticos e no currículo escolar, a predominância de uma narrativa eurocêntrica e masculina, que pouco valoriza e aborda a temática da História das Mulheres ou, mesmo, uma história que não seja alicerçada unicamente na visão do “homem branco europeu”, tido como sujeito universal e único produtor de conhecimento. Assim, esse projeto tem como objetivo propiciar o desenvolvimento de senso crítico nos alunos e alunas, bem como demonstrar a importância da valorização da diversidade de sujeitos históricos nas narrativas, tendo como foco as mulheres. A intervenção deverá ser realizada por meio de debate e investigação, feita pelos próprios estudantes, dos modos como os diferentes sujeitos históricos são abordados nos livros didáticos, considerando-se que são com esses materiais que os alunos mais possuem contato ao longo de sua jornada escolar. |
Abstract: | The present intervention project was thought from the classroom experience in the public school of the state school of São Paulo, in which I identified in the textbooks and in the school curriculum, the predominance of a Eurocentric and masculine narrative, which little values and addresses the theme of Women´s History or even a story that is not based uniquely on the vision of the “European white man”, considered as the universal subject and sole producer knowledge. Thus, this project aims to foster the development of critical thinking in students, as well as demonstrate the importance of valuing the diversity of historical subjects in narratives, focusing on women. The intervention should be accomplished through discussion and research, made by the students themselves about the ways in which different historical subjects are approached in textbooks, considering that it is with these materials that students have the most contact throughout their school day. |
Keywords: | História cultura História das mulheres Ensino de história Livro didático Cultural history Women´s history History teaching Textbook |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10648 |
Issue Date: | 3-Aug-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo |
This item is licensed under a Creative Commons License