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Type: Dissertação
Title: Um estudo sobre a gestão da hora atividade do professor nas escolas técnicas estaduais de Mato Grosso – SECITEC
Author: Figueiredo, Bruna Ferreira
First Advisor: David, Marcus Vinícius
Referee Member: Antonialli, Luiz Marcelo
Referee Member: Lima Junior, José Humberto Vianna
Resumo: Este trabalho teve por objetivo propor diretrizes para a gestão da Hora Atividade do docente nas escolas técnicas estaduais da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECITEC, que corresponda às necessidades da escola, e principalmente, direcione a efetividade do aprendizado do aluno. A pesquisa surgiu a partir da inferência e discussão em torno das gestões diferenciadas da Hora Atividade docente estabelecidas nas instituições. Assim, a partir das experiências e resultados alcançados nas escolas, conferidos através da atuação do gestor escolar, e ainda da percepção dos professores acerca do trabalho desenvolvido durante esse período, foi possível diagnosticar as oportunidades e limitações da rede de escolas técnicas quanto à sua forma de organização e direcionamento das atividades pedagógicas. A Hora Atividade é um período já pronunciado na Lei de Diretrizes e Bases – LDB, que garante ao professor tempo dentro da sua jornada de trabalho para a realização de atividades extraclasse, tais como: planejamento, organização e avaliação das atividades pedagógicas, além de estudos e atualização. No entanto, a pesquisa revelou ausência de organização e planejamento destas atividades, assim como o distanciamento da atuação do gestor, seja no âmbito escolar como no âmbito estadual, impossibilitando qualquer iniciativa de avaliação dos resultados. Desta forma, verificou-se a necessidade de apresentar um plano de ação educacional capaz de sustentar as mudanças significativas quanto à própria cultura organizacional, uma vez que, somente normativas e orientações não possibilitam efetividade da implementação das diretrizes propostas. Este plano está estruturado em quatro etapas: a primeira tem como finalidade a verificação antecipada da implementação das diretrizes, nas três escolas onde esta pesquisa foi realizada; já a segunda, refere-se a implementação em todas as escolas da rede, observando as adequações realizadas na primeira etapa. Quanto à terceira, corresponde ao monitoramento das ações, estabelecendo assim o envolvimento dos atores locais, e por fim; a quarta e última etapa, que destaca a avaliação do próprio plano, assim como do seu desenvolvimento.
Abstract: This paper aimed to propose guidelines for the management of teaching time activity in the state department of Science and Technology schools - SECITEC, which meets the needs of the school, mainly the student learning target and effectiveness. The research arose from the inference and discussion around the different management teaching time activity in established institutions. Thus, from the schools experiences and achievements, conferred through acting school manager, and even the teachers’ impression regarding the work performed during this period, it was possible to diagnose the opportunities and limitations of the network of technical schools as its shape organizing and directing educational activities. The activity is a time period, as pronounced in the Law of Guidelines and Bases - LDB, which guarantees the teachers time within their working hours to carry out extra-class activities, such as planning, organization and evaluation of educational activities, as well as studies and update. However, the survey revealed a lack of organization and planning of these activities, as well as a detachment of the performance from the manager, either in the school scope or in the state scope, preventing any initiative to evaluate the results. Thus, there was the need to present an educational action plan able to sustain significant changes regarding the organizational culture itself once only regulations and guidelines do not allow effective implementation of the proposed guidelines. This plan is structured in four stages: the first one aims the early check of the guidelines implementation in three schools where this research was performed. The second one refers to the implementation in all of the network schools, observing the adequacy performed previously in the first stage. In regards to the third one, it corresponds to the monitoring of the actions, therefore setting the involvement of local actors, and at last, the fourth and last stage, which contrasts the evaluation of the student himself as well as his development.
Keywords: Gestão
Hora Atividade
Educação profissional
Management
Time Activity
Professional education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1062
Issue Date: 16-Aug-2013
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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