https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10608
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
barbaramariabaltazardejesus.pdf | 729.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise da página “Eu Empregada Doméstica” e relações análogas à escravidão: um breve olhar histórico através das mídias sociais |
Autor(es): | Jesus, Bárbara Maria Baltazar |
Primeiro Orientador: | Costa, Ana Paula Pereira |
Co-orientador: | Christofoletti, Rodrigo |
Resumo: | O projeto de intervenção foi elaborado a partir da prática docente para as turmas de sétimo ano do ensino fundamental ciclo II do Colégio “ Formando Lideranças”, escola privada localizada no município de Santos – SP, a qual leciono desde o ano de 2014, como professora titular das disciplinas de História e Geografia. Tendo como aporte didático a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os conteúdos de História a serem tratados, a temática da escravidão no Brasil, analisada desde o período colonial até o imperial, deve ser abordada de forma que o educando seja capaz de compreender as relações sociais que permeavam a sociedade escravocrata em nível nacional. A partir deste conhecimento, objetivamos relacionar a permanência de aspectos econômicos e sociais após a abolição, com a abordagem do conceito de empregada doméstica. Para tanto, foi escolhida uma página criada em 2016 da rapper e professora de História Preta Rara, que conseguiu aglomerar inúmeros relatos em primeira pessoa de situações análogas à escravidão e abusos nas relações patrão – empregada. Objetivamos ainda identificar a história oral, as fontes históricas e o processo educacional, além do livro didático, a partir de uma mídia social comumente usada pelos discentes como fonte de lazer e não notada como também fonte de conhecimento histórico. |
Abstract: | The intervention project was elaborated, from the teaching practice for the seventh year classes of the elementary school cycle II. Having as a didactic contribution the National Curricular Common Base (BNCC), and the contents of History to be treated, the thematic of slavery, analyzed from the colonial period until its perpetuation in the XVI, XVII, XVIII and XIX centuries in Brazil should be approached from so that the learner is able to understand the social relations that permeated the enslaved society at the national level. From this knowledge, to relate the permanence of economic and social aspects after the abolition, with the approach of the concept of domestic maid, for that, was chosen a page created in 2016, of the rapper and teacher of History Preta Rara, that managed to agglomerate countless first - person reports, situations analogous to slavery and abuses in boss - employee relations. To identify oral history, historical sources and the educational process, besides the textbook, from a social media commonly used by the students as a source of leisure and not noticed as well as source of historical knowledge. |
Palavras-chave: | Educação História do Brasil Mídias sociais Historiografia Memória Education History of Brazil Social media Historiography Memory |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10608 |
Data do documento: | 3-Ago-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons