Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10601
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rosileneizolino.pdf266.48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O desenvolvimento das competências da fala e da escrita através do usos de imagens nas aulas de história em séries iniciais: um percurso
Autor(es): Izolino, Rosilene
Primeiro Orientador: Theophilo, Gabriela Alexandra Mitidieri Malta Cals
Resumo: O presente projeto de pesquisa tem a intenção de mostrar a contribuição da disciplina História no desenvolvimento das capacidades e habilidades de discentes pertencentes ao 5º ano de escolaridade da rede pública estadual de Minas Gerais. Tratava-se de um grupo com déficit no ensino/aprendizagem, e o uso de imagens tornou-se um novo instrumento de trabalho. Dentro de uma perspectiva interdisciplinar, o desenvolvimento da escrita e da fala foi seu foco. Esse projeto emerge, assim, da experiência com uma turma que se opunha ao cotidiano escolar e tinha na expressão oral agressiva ou desordenada seu maior trunfo para coibir o desenvolvimento dos planejamentos. Em contrapartida, apresentou grande interesse pelas aulas de história, tornando essa disciplina nossa aliada, na medida em que foi possível trabalhar as expressões oral e escrita dos discentes a partir do uso, observação, descrição e análise de imagens.
Abstract: Este proyecto de investigación pretende mostrar la contribución de la disciplina de la História en el desarrollo de las habilidades y capacidades de alumnos de 5º año de escolarización en la escuela pública estatal de Minas Gerais. Era un grupo con deficiencias en la enseñanza / aprendizaje, y el uso de imágenes se convirtió en una nueva herramienta de trabajo. Desde una perspectiva interdisciplinaria, el desarrollo de la escritura y el habla fue su enfoque. Este proyecto surge, por lo tanto, de la experiencia con una clase que se oponía a la rutina escuelar y tenía una expresión oral agressiva o desordenada, su mayor ventaja para frenar el desarrollo de la planificación. Por otro lado, mostró gran interés en las clases de história, haciéndolo esta disciplina nuestra aliada, ya que fue posible trabajar las expresiones orales y escritas de los estudiantes a partir del uso, observación, descripción y análisis de las imágenes.
Palavras-chave: Imagens
História
Fala/oralidade
Leitura e escrita
Imágenes
História discurso/oralidad
Leer y escribir
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10601
Data do documento: 8-Ago-2019
Aparece nas coleções:Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons