Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10597
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marianaaparecidaschiavonferreira.pdf570.14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A docência no ensino de artes visuais sem formação específica: tensões, dilemas e desafios para a educação
Author: Ferreira, Mariana Aparecida Schiavon
First Advisor: Egas, Olga Maria Botelho
Co-Advisor: Silva, Leandro de Souza
Resumo: A inserção do Ensino da Arte no currículo escolar ocorreu apenas em 1971 através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 5.692/71. Apesar da Arte ter se tornada obrigatória nas Escolas, muitos problemas contribuíram para a incompreensão da disciplina, como foi o caso de alguns professores sem formação adequada que insistindo em lecionar acabaram tornando o ensino ineficiente. Considerando a história do Ensino de Arte no Brasil, a presente pesquisa visa refletir sobre o perfil e a atuação do professor de Arte sem formação específica na educação básica através de um estudo na Escola Municipal Professor Antônio Araújo de Andrade em Ubá/MG. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado para cinco professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que ministram a disciplina de Artes Visuais buscando entender quais são as tensões, dilemas e desafios na atuação destes profissionais em sala de aula, quais as suas formações, como se preparam para as aulas de Arte, se conhecem os documentos legais que amparam o ensino desta disciplina, como tratam a Arte dentro do currículo escolar, o que fazem para tornar o Ensino de Artes Visuais significativo, quais as dificuldades encontradas na regência desta disciplina, e, como percebem a importância do Ensino de Arte para a formação dos alunos. Ao final, são feitas pontuações sobre a realidade educacional buscando evidenciar a necessidade de se ter professores com formação específica para lecionar a disciplina, além de possíveis sugestões para aperfeiçoar a qualidade e tornar significativo o Ensino de Arte Visuais ofertado.
Abstract: -
Keywords: Ensino de arte
Formação docente específica
Perfil do professor de arte
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10597
Issue Date: 30-May-2019
Appears in Collections:Especialização Ensino de Artes Visuais



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons