Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10563
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
daysefonsecapereiradamascenopinto.pdf778.83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Todos contra o Cyberbullying: o uso das TIC’s para combater o Cyberbullying nas escolas
Author: Pinto, Dayse Fonseca Pereira Damasceno
First Advisor: Oliveira, Rita de Cássia
Co-Advisor: Bicalho, Walter
Referee Member: Esteves, Thiago de Jesus
Resumo: Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e do projeto didático desenvolvido no mesmo. O projeto didático foi desenvolvido em Conselheiro Lafaiete, em uma escola de educação básica, tendo sido utilizados como recursos o datashow e a sala de informática. Os resultados obtidos com o desenvolvimento deste projeto didático buscam prevenir e combater a violência digital dentro das escolas, onde o espaço digital está cada vez mais agressivo. Os ataques deixaram de ser apenas físicos e restritos ao grupo de contato pessoal, para se tornarem psicológicos e ofensivos no espaço digital. Organizou-se, no desenvolvimento deste trabalho, uma campanha para orientar todos os alunos quanto aos riscos presentes no espaço cibernético, de como se prevenir dos ataques e como proceder quando for atingido por abusos na Internet.
Abstract: -
Keywords: Cyberbullying
Violência digital
Bullying digital
Assédio virtual
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10563
Issue Date: 15-Dec-2018
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.