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Clase: Dissertação
Título : Maysa, Dalva e Herivelto: personalidades retratadas em telebiografias
Autor(es): Jatene, Íris de Araújo
Orientador: Faria , Maria Cristina Brandão de
Miembros Examinadores: Trinta, Aluizio Ramos
Miembros Examinadores: Orofino, Maria Isabel Rodrigues
Resumo: Esta dissertação propõe analisar as biografias nas minisséries brasileiras recentes por meio da análise textual (CASSETTI; DI CHIO, 1999), em conjunto com as moldurações (KILPP, 2003). O primeiro método visa decompor elementos de audiovisuais e reagrupá-los com uma visão crítica, destacando a arquitetura, funcionamento, estrutura teórica e estratégias. A técnica das molduras entra como coadjuvante na identificação de tais elementos. A proposta foi conceituar a forma de reconstituição biográfica adotada pela ficção televisiva brasileira, a partir dos conceitos de teledramaturgia nacional e docudrama. É a partir dessas definições que se traçaram os contornos próprios das telebiografias Dalva e Herivelto (Globo, 2010) e Maysa (Globo, 2009), escolhidas para análise empírica, já que, dentre os exemplos mais atuais, foram obras produzidas diretamente para a televisão, envolvem períodos históricos próximos (mas não semelhantes) e narram as biografias de ídolos de um meio comum, a MPB. O que se constatou foi uma atual tendência de representações biográficas (foram cinco dessas minisséries, em cinco anos), no formato de microssérie (com poucos capítulos), que priorizam uma narrativa ficcional baseada em fatos reais. Narrativas estas chamadas aqui de telebiografias e moldadas pelos contornos de um dos mais significantes gêneros das matrizes culturais brasileiras na TV: a teledramaturgia.
Resumen : This work proposes the analysis of recent biographies in Brazilian miniseries by using Textual Analysis (CASSETTI; DI CHIO, 1999) together with the ―Moldurações‖ (KILPP, 2003). The first method aims to decompose audiovisuals elements and regroup them with a critical vision, emphasizing their architecture, functioning, theoretical structure and strategies. Kilpp‘s technique of frames is here a supporting to identify those elements. The propose was to conceptualize the way of biographic representation adopted by Brazilian television fiction, from the national teledramaturgy and docudrama concepts. From these definitions, the contours of telebiographies were plotted. Dalva e Herivelto (Globo, 2010) and Maysa (Globo, 2009) were the chosen miniseries to the empirical analysis, because, among the most recent examples, both miniseries were produced only to TV, involving near (but not similar) historical periods and narrating about MPB idols life. The research noted that there is a current trend of biographical representations (five of this kind of miniseries were produced in the last five years) shaped like a ―microseries‖ (Brazilian way of designating series with few episodes), which prioritize a fictional narrative based on real facts. These narratives are called telebiographies here and they are molded by the contours of teledramaturgy, one of the most important genres of Brazilian cultural matrices on TV.
Palabras clave : Docudrama
Minissérie
Telebiografia
Teledramaturgia
Docudrama
Miniseries
Telebiography
Teledramaturgy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1055
Fecha de publicación : 15-mar-2013
Aparece en las colecciones: Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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