Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10540
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
virginiasamoralves.pdf664.26 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Utilização das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas para melhoria do aprendizado nas aulas de biologia
Autor(es): Alves, Virgínia Samôr
Orientador: Maranduba, Carlos Magno da Costa
Miembros Examinadores: Pereira, Michele Munk
Miembros Examinadores: Lima, Paula Loures Valle
Resumo: Atualmente, encontramos na escola um crescimento do acesso aos dispositivos móveis pelos alunos, nesse sentido cria-se um cenário que vem a favorecer a utilização das tecnologias de informação e comunicação (as TICs). Uma dessas TIC´s é o blog, que é uma ferramenta flexível que não apresenta limite de utilização. O blog permite compartilhar experiências, ideias, novas práticas, reconstruir significados aos conteúdos, inserir comentários. Esse trabalho destina-se promover o uso do blog como recurso pedagógico de divulgação de conteúdos e informação na escola, enquanto ferramenta instigadora dos conceitos da biologia. O YouTube também desponta como um recurso que pode contribuir no processo educativo no sentido de possibilitar novas práticas em que alunos e professores tornam-se coautores na construção do conhecimento. Para diagnóstico e caracterização desse cenário optou-se pela coleta de dados quantitativos. Dessa forma, o trabalho se justifica porque o uso da tecnologia em sala de aula é algo inevitável e o Blog e o YouTube são excelentes materiais de modo a diversificar e possibilitar novas experiências de aprendizagem aos discentes. A análise dos dados coletados aponta para uma postura favorável dos estudantes frente à utilização do Blog do que do canal do Youtube. Em um ano, o blog teve mais de 130.000 acessos, já o Youtube alcançou cerca de 9.000 visualizações.
Resumen : Currently, we find in the school an increase in the access to the mobile devices by the students, in this sense a scenario is created that favors the use of information and communication technologies (ICTs). One of these ICT's is the blog, which is a flexible tool that has no limits of use. The blog lets you share experiences, ideas, new practices, reconstruct meanings to content, insert comments. This work aims to promote the use of the blog as a pedagogical resource for the dissemination of content and information in school, as an instigating tool of the concepts of biology. YouTube also emerges as a resource that can contribute in the educational process to enable new practices in which students and teachers become co-authors in the construction of knowledge. For diagnosis and characterization of this scenario we opted for the collection of quantitative data. In this way the work is justified because the use of technology in the classroom is something inevitable and the blog and YouTube are excellent materials in order to diversify and enable new learning experiences for students. The analysis of the collected data points to a favorable posture of the students in front of the use of the Blog than of the YouTube channel. In one year, the blog had more than 130,000 hits, YouTube has reached about 9,000 views.
Palabras clave : Tecnologia da informação e comunicação
Blog
YouTube
Ensino de biologia
Information and communication technologies
Blog
YouTube
Teaching of biology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10540
Fecha de publicación : 2-jul-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons