Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10516
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
suzanalimagomesnunesdesouza.pdf2.12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma cartografia possível: mapeando uma escola na periferia de Juiz de Fora
Autor(es): Souza, Suzana Lima Gomes Nunes de
Primeiro Orientador: Mello, Ana Paula Chaves
Resumo: A Escola Estadual Bernardo Mascarenhas é uma pequena mas tradicional instituição localizada na Zona Norte da cidade de Juiz de Fora. Embora tenha 51 anos de idade, tem pouca história documentada e pouco se fala sobre suas origens. Ao realizar um projeto de descoberta da própria escola, pretende-se valorizar a instituição como espaço físico, histórico, social e afetivo. À luz de grandes educadores brasileros como Paulo Freire e Ana Mae Barbosa, é necessário reconhecer tanto alunos quanto professores como atores da construção do conhecimento. Procura-se neste projeto, portanto, quebrar a apatia e contribuir para a busca por autonomia e autoestima. A metodologia denominada cartografia reinventa o modo de pesquisar uma vez que investiga processos de construção de subjetividade, ao invés de simplesmente documentar um objeto estático. “Cartografando” foi possível mapear as relações que as pessoas estabelecem entre si e com a escola que habitam, além de registrar processos de descoberta.
Abstract: -
Palavras-chave: Cartografia
Arte-educação
Abordagem triangular
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10516
Data do documento: 30-Mai-2019
Aparece nas coleções:Especialização Ensino de Artes Visuais



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons