https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10504
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
daysehudsondeoliveiralamas.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mello, Ana Paula Chaves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5690537366891727 | pt_BR |
dc.creator | Lamas, Dayse Hudson de Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7503803656455580 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:05:04Z | - |
dc.date.available | 2019-08-15 | - |
dc.date.available | 2019-08-21T17:05:04Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10504 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta considerações sobre como um grupo de alunos e professores de escola particular em Juiz de Fora, MG se relaciona com a arte. Mostra o resultado de pesquisa baseada na metodologia artográfica sobre o mapeamemto de hábitos tais como frequentar museus e exposições, conversar sobre arte. A Pesquisa artográfica, por ser baseada em arte mostrou-se ideal para este trabalho pois a prática do educador e do artista são locais de investigação. Traz opiniões pessoais de alunos e professores sobre obras de arte e sobre as ações criativas que partiram de intervenção proposta pela professora. A intervenção baseou-se no contato com algumas propostas da arte contemporânea. Intervenção em artes têm múltiplos significados. Pode ocorrer inclusive, de maneira ilícita. Neste trabalho penso que ela seja uma forma de promover o trânsito de novas ideias sobre as expressões artísticas na escola, envolvendo pessoas num processo de criação que certamente trará conhecimentos, além de causar um movimento, de chamar à atenção dando visibilidade à disciplina. No registro das produções artísticas dos grupos constatamos a importância de ações educativas pautadas na arte que promovem a criatividade, a sensibilidade e suas poéticas, o livre pensar, a autonomia para o ‘estar no mundo’, refletindo e agindo sobre ele. Como referenciais teóricos o pensamento de autores como Rita Irwin, Rafael Werner Lopes, Jorge Larossa, Suzana Rangel Vieira da Cunha, Gombrich, Belting, Fischer, Ana Mae Barbosa. O pensamento dos autores traz um embasamento teórico importante para as considerações propostas e desenvolvidas ao longo desta pesquisa. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pesquisa artográfica | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Caixa-preta | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.title | Intervenção Caixa-Preta ‘unidade de memória de voo’ poética e sensibilidade dos alunos do 7º ano e professores de escola particular de Juiz de Fora- MG | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização Ensino de Artes Visuais |
This item is licensed under a Creative Commons License