https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10481
File | Description | Size | Format | |
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ligiagomesdovalle.pdf | 1.57 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Tese |
Title: | Militância em Ferréz- uma discussão sobre a relação do modo de narrar com a intenção de representar a realidade |
Author: | Valle, Ligia Gomes do |
First Advisor: | Silva, Anderson Pires da |
Referee Member: | Ribeiro, Gilvan Procópio |
Referee Member: | Silva, Maria Andréia de Paula |
Referee Member: | Patrocínio, Paulo Roberto Tonani do |
Resumo: | Ferréz é um autor que publicou obras associadas aos cotidianos de moradores de periferia. Uma de suas obras é intitulada Capão Pecado, realizando uma remissão ao bairro onde mora, Capão Redondo, em São Paulo. Dessa forma, a questão central desta tese é: como Ferréz estabelece seu jogo mimético nas suas narrativas? Assim, a presente tese busca investigar primeiramente o realismo em Ferréz partindo da denominação de “novos realistas” dada pela crítica literária. Essa denominação implica considerar as características que tornam uma obra realista e os fatores que poderiam agregar o aspecto de novidade e esse realismo. A partir de Roman Jacobson, em seu texto “Do realismo artístico”, o que se percebe é essa denominação pode ser um equívoco. A partir de uma citação de Karl Erik Schollhammer e da perspectiva de realismo literário de Jacobson, os seguintes conceitos são trabalhados: “local de enunciação”, de Homi K. Bhabha; “efeito de real”, de Roland Barthes; “engajamento”, de Jean Paul Sartre; “representação”, de Gayatri Spivak; “o retorno do autor”, de Diana Klinger e o “Choque do real”, Beatriz Jaguaribe. O segundo capítulo busca ressaltar as estratégias narrativas que sustentam o pacto mimético nas obras Capão pecado (2000), Manual prático do ódio (2003), Amanhecer esmeralda (2004), Ninguém é inocente em São Paulo (2006), Cronista de Um Tempo Ruim (2009), Deus foi almoçar (2011), O pote mágico (2012) e Os ricos também morrem (2015). Dentre essas estratégias destacam-se: o discurso do narrador como semelhante ao discurso do autor ativista, a recorrência de personagens que fizeram parte da vida de Ferréz no bairro Capão Redondo e a correlação de fatos reais com elementos apresentados na ficção. Já o terceiro capítulo analisará uma dessas estratégias em específico: o modo de narrar a violência realizada pelos personagens, pois a violência apresenta-se como um componente fortemente associado à legitimidade aderida ao discurso de Ferréz. O último capítulo da tese busca estabelecer uma relação dos capítulos anteriores com a teoria da recepção, de Wolfgang Iser, em O ato da leitura (1996) e da teoria do dialogismo, de Bakhtin, em Estética da criação verbal (2003). Esses dois autores abordam aspectos associados ao jogo de influências que sofre a tríade autor, obra, leitor, seja pelos implícitos do texto ou pela concepção dialógica dos discursos. |
Abstract: | Ferréz is an author who published works associated with the daily life of the inhabitants of the periphery. One of his works is titled Capão Pecado, making a remission to the neighborhood where he lives, Capão Redondo, in São Paulo. Thus, the central question of this thesis is: how does Ferréz establish his mimetic play in his narratives? Thus, the present thesis seeks to investigate first the realism in Ferréz starting from the denomination of "new realists" given by the literary critic. This denomination implies to consider the characteristics that make a work realistic and the factors that could add the aspect of novelty and this realism. From Roman Jacobson, in his text "Of the artistic realism", what is perceived is this denomination can be a misunderstanding. From a quotation from Karl Erik Schollhammer and Jacobson's perspective of literary realism, the following concepts are worked on: Homi K. Bhabha's "place of enunciation"; "Effect of the real" by Roland Barthes; "Engagement", by Jean Paul Sartre; "Representation", by Gayatri Spivak; "The return of the author" by Diana Klinger and "Shock of the Real", Beatriz Jaguaribe. The second chapter seeks to highlight the narrative strategies that underpin the mimetic pact in Capão Sin (2000), Practical Handbook on Hate (2003), Emerald Dawn (2004), Nobody is Innocent in São Paulo (2006) Chronicler of A Bad Time (2009), God went to lunch (2011), The magic pot (2012) and The rich also die (2015). These strategies include: the narrator's speech as similar to the activist author's discourse, the recurrence of characters that were part of Ferréz's life in the Capão Redondo neighborhood and the correlation of real facts with elements presented in fiction. The third chapter will analyze one of these strategies in specific: the way of narrating the violence carried out by the characters, since violence presents itself as a component strongly associated to the legitimacy adhered to Ferréz's discourse. The last chapter of the thesis seeks to establish a relation of the previous chapters with the theory of the reception, of Wolfgang Iser, in the act of the reading (1996) and of the theory of the dialogism, of Bakhtin, in Aesthetics of the verbal creation (2003). These two authors deal with aspects associated with the play of influences that the triad author, work, reader, suffers from either the implicit text or the dialogical conception of the discourses. |
Keywords: | Férrez Realismo Espaço autobiográfico |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10481 |
Issue Date: | 22-Mar-2019 |
Appears in Collections: | Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses) |
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