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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do uso de portfólio na educação médica em cenário da Atenção Primária à Saúde - uma contribuição do curso de medicina da Universidade José do Rosário Vellano
Autor(es): Guimarães, Fabiano Gonçalves
Primeiro Orientador: Campos, Estela Márcia Saraiva
Membro da banca: Turci, Maria Aparecida
Membro da banca: Oliveira, Helena de
Resumo: Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de medicina reforçaram a necessidade de contextualizar o ensino médico em cenários de Atenção Primária à Saúde. Avaliar a aprendizagem na Atenção Primária à Saúde requer instrumentos que possam captar a complexidade do processo de ensino aprendizagem e avaliar de forma confiável a aquisição de conhecimentos. Um dos instrumentos para esse fim é o portfólio. Objetivos: Avaliar o uso do portfólio implementado pela Faculdade de Medicina da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH) na estratégia educacional Prática Médica na Comunidade buscando identificar se os objetivos de aprendizagem foram alcançados e avaliar a capacidade de reflexão dos alunos ao elaborarem o portfólio. Metodologia: Estudo descritivo, retrospectivo, de abordagem qualitativa, que teve como cenário e sujeitos de pesquisa os alunos do primeiro e terceiro períodos matriculados na disciplina Prática Médica na Comunidade, no primeiro semestre de 2018. Primeiramente, foi realizada a análise de conteúdo, do tipo análise temática, em que foram identificados palavras, frases ou expressões que expressavam a compreensão dos alunos em relação ao conteúdo da disciplina e a adequação aos objetivos de aprendizagem da estratégia educacional. Na sequência, os portfólios foram analisados buscando identificar nos relatos a capacidade reflexiva do aluno utilizando o instrumento R.E.F.L.E.C.T. Resultados: Quanto à análise de conteúdo dos portfólios, foi possível observar uma apreensão heterogênea do conteúdo trabalhado na estratégia educacional. Alguns objetivos de aprendizagem foram alcançados e citados com maior frequência, outros citados por um pequeno número de estudantes e outros não foram destacados em momento algum. A análise pelo instrumento R.E.F.L.E.C.T. demonstrou que os estudantes apresentaram baixos níveis de reflexão, com diferença importante entre os campos de estágio. Os estudantes que realizaram suas atividades na UBS de maior vulnerabilidade social se mostram mais reflexivos. Considerações finais: O estudo demonstrou o potencial do portfólio em ser instrumento de avaliação para acompanhamento da aquisição de habilidades e competências pelos estudantes, ao mesmo tempo que fomenta o entendimento sobre a realidade social da comunidade visitada, além de permitir a descoberta sobre si próprio e sobre as pessoas com quem houve convívio durante a atividade. Para que esse potencial seja bem explorado, é fundamental que seja garantido o ambiente adequado para a sua implantação.
Abstract: Introduction: The National Curriculum Guidelines for the medical course reinforced the need to contextualize medical education in Primary Health Care scenarios. Evaluating learning in Primary Health Care requires tools that can capture the complexity of the teaching-learning process and reliably assess the acquisition of knowledge. One of the instruments for this purpose is the portfolio. Objectives: To evaluate the use of the portfolio implemented by the School of Medicine of the José do Rosário Vellano University (UNIFENAS-BH) in the educational strategy Medical Practice in the Community, aiming to identify if the learning objectives were reached and to evaluate students ability to reflect in the portfolio. Methodology: A descriptive, retrospective study of a qualitative approach that had as scenario and subjects of research the students of the first and third periods enrolled in the discipline Medical Practice in the Community, in the first half of 2018. First, it was carried out content analysis, thematic analysis type , in which words, phrases or expressions were expressed that expressed students' understanding of the content of the subject and the adequacy to the learning objectives of the educational strategy. Next, the portfolios were analyzed in order to identify in the reports the student's reflective capacity using the R.E.F.L.E.C.T. Results: As regards the content analysis of the portfolios, it was possible to observe a heterogeneous apprehension of the content worked in the educacional estrategy. Some learning objectives were achieved and quoted more frequently, others quoted by a small number of students and others were not highlighted at any time. The analysis by R.E.F.L.E.C.T. demonstrated that the students presented low levels of reflection, with important difference between the internship fields. The students who carried out their activities in the UBS of greater social vulnerability are more reflective. Final considerations: The study demonstrated the potential of the portfolio to be an evaluation tool to monitor the acquisition of skills and competences by the students, while fostering understanding about the social reality of the community visited, as well as allowing the discovery of self and about the people with whom they lived during the activity. In order for this potential to be well exploited, it is essential that the appropriate environment for its implementation is guaranteed.
Palavras-chave: Portfólio
Educação médica
Atenção Primária à Saúde
Portfolio
Medical education
Primary Health Care
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Medicina
Programa: Mestrado Profissional em Saúde da Família (Profsaude)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10477
Data do documento: 26-Abr-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE/ MPSF)



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