Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10340
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arthurlincolnforteslima.pdf2.67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O endomarketing como ferramenta de comunicação empresarial interna: um estudo de caso da MRS Logística
Author: Lima, Arthur Lincoln Fortes
First Advisor: Castro, Cláudia Rodrigues
Referee Member: Resende, Vitor Lopes
Referee Member: Villela, Cícero Costa
Resumo: Este trabalho aborda o conceito de campanhas de endomarketing conforme definido por diversos autores, em especial, Analisa de Medeiros Brum. A intenção do mesmo é a resolução do problema de pesquisa que visa identificar se os vídeos institucionais da MRS Logística, veiculados no perfil da empresa no YouTube, podem ser considerados campanhas de endomarketing. Durante a realização da pesquisa, dividimos os assuntos abordados em sete capítulos, que trazem conceitos sobre o contexto histórico das ferrovias no Brasil, descrevem a relação da cidade de Juiz de Fora com a ferrovia e introduzem o histórico da MRS Logística. Apresentamos também conceitos como endomarketing e comunicação dirigida, abordados no intuito de conceituar a pesquisa, preparando-a para a análise de conteúdo, método escolhido para a realização deste estudo. O presente trabalho é uma contribuição para estudantes e interessados em temas relacionados ao marketing, mais especificamente o endomarketing, auxiliando-os no entendimento de como se realiza uma pesquisa qualitativa em um canal de comunicação de grande apelo como o YouTube. Ao final deste, após a análise de amostragem coletada, é possível afirmar a presença de elementos do endomarketing nas campanhas realizadas pela empresa em seu canal, uma vez que, tais campanhas cumprem os requisitos elencados por Brum, essenciais para a realização efetiva dessa ferramenta empresarial.
Abstract: -
Keywords: Endomarketing
Comunicação dirigida
MRS logística
YouTube
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10340
Issue Date: 7-Dec-2018
Appears in Collections:Jornalismo - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons