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Tipo: Dissertação
Título: O ensino da religiosidade e da espiritualidade na residência médica em Psiquiatria: revisão sistemática de literatura e proposta curricular
Autor(es): Oliveira, Fabrício Henrique Alves de Oliveira e
Primeiro Orientador: Moreira-Almeida, Alexander
Co-orientador: Peteet, John Raymond
Membro da banca: Nicolato, Rodrigo
Membro da banca: Ezequiel, Oscarina Da Silva
Resumo: Introdução: Religiosidade e espiritualidade (R/E) são muito prevalentes na população mundial e impactam significativamnete a saúde mental. Uma das principais barreiras para a abordagem da R/E na clínica é a falta de treinamento. Objetivos: realizar uma revisão sistemática de literatura sobre o ensino da R/E na residência médica em psiquiatria (RMP) e propor um currículo a partir dessas evidências. Métodos: busca em múltiplas bases de dados além do contato com autores dos estudos em busca de novas referências. Os artigos forma analisados com base em 18 categorias. Ao final, foi proposto um currículo de R/E para RMP com base nas estratégias e recomendações mais prevalentes nos artigos, nas diretrizes de ensino gerais e de R/E para a RMP das associações psiquiátricas e na experiência do autor e de seus orientadores. Resultados: foram selecionados 11 artigos. Houve significativa heterogeneidade entre as intervenções, perfazendo 23 tópicos e 31 diferentes métodos de ensino. Principais tópicos: coleta da R/E (n=10), transferência, contratransferência/autoconhecimento (n=10), aconselhamento pastoral/capelania e interconsulta (n=9), definições de R/E (n=9); psicoterapia, teologia e espiritualidade (n=9), diagnóstico diferencial (n=8); aspectos históricos em psiquiatria, ciência e religião (n=8). Principais métodos: aulas teóricas (n=10), apresentação de casos (n=10), grupos de discussão (n=9), supervisão clínica (n=8), seminários e atividades afins (n=7). As iniciativas em geral foram bem aceitas e avaliadas positivamente pelos residentes. O currículo proposto de 12 horas foi dividido em seis sessões de 2 horas cada. 1. Conceitos e pesquisa em R/E e saúde mental. 2: Coleta da história R/E e formulação biopsisocioespiritual. 3: Aspectos Históricos em Psiquiatria, Ciência e Religião. 4: Principais tradições religiosas locais. 5: Diagnóstico diferencial (experiências R/E e psicopatologia). 6: Integração da R/E no tratamento. Discussão: os estudos sugeriram que, em geral, as intervenções foram bem aceitas pelos residentes e que podem melhorar seu senso de competência para a abordagem de questões relacionadas à R/E. Ainda não está claro quão comum e eficazmente as competências R/E estão sendo ensinadas aos estudantes de psiquiatria em todo o mundo. Conclusão: Sugeriu-se que estudos futuros utilizem grupos controle e estruturas minimamente padronizadas (tópicos, métodos e avaliação) para mensurar os efeitos dessas intervenções educacionais, para efeito comparativo. O currículo R/E proposto visou ser ao mesmo tempo abrangente e de fácil implementação, guardadas as diferenças culturais de cada contexto. Ainda é necessário investigar o impacto dessa intervenção educativa. (PROSPERO:CRD42018093618).
Abstract: Introduction: Religiosity and spirituality (R / S) are very prevalent in the world population and have a significant impact on mental health. One of the main barriers to R / S approach in the clinic is the lack of training. Objectives: To carry out a systematic review of the literature on R / S teaching in medical residency in psychiatry (RMP) and to propose a curriculum based on this evidence. Methods: search in multiple databases beyond the contact with authors of the studies in search of new references. Articles are reviewed based on 18 categories. In the end, an R / S curriculum for RMPs was proposed based on the strategies and recommendations most prevalent in the articles, in the general and R / S teaching guidelines for the RMP of psychiatric associations, and in the experience of the author and his / her supervisors. Results: 11 articles were selected. There was significant heterogeneity between the interventions, comprising 23 topics and 31 different teaching methods. Main topics: R / S history (n = 10), transference, countertransference / self-knowledge (n = 10), pastoral counseling / chaplaincy and interconsultation (n = 9), R / S definitions (n = 9); psychotherapy, theology and spirituality (n = 9), differential diagnosis (n = 8); historical aspects in psychiatry, science and religion (n = 8). Main methods: theoretical classes (n = 10), case presentation (n = 10), discussion groups (n = 9), clinical supervision (n = 8), seminars and related activities (n = 7). Initiatives in general were well accepted and evaluated positively by residents. The proposed 12-hour curriculum was divided into six sessions of 2 hours each. 1. Concepts and research in R / S and mental health. 2: R / S history collection and bio-psico-social-spiritual formulation. 3: Historical Aspects in Psychiatry, Science and Religion. 4: Main local religious traditions. 5: Differential diagnosis (R / S experiencies and psychopathology). 6: Integration of R / S in the treatment. Discussion: Studies have suggested that interventions have generally been well accepted by residents and may improve their sense of competence in addressing R / S related issues. It is still unclear how commonly and effectively R / S competencies are being taught to students of psychiatry around the world. Conclusion: It was suggested that future studies use control groups and minimally standardized structures (topics, methods and evaluation) to measure the effects of these educational interventions, for comparative purposes. The proposed R / S curriculum was intended to be both comprehensive and easy to implement, keeping the cultural differences of each context. It is still necessary to investigate the impact of this educational intervention. (PROSPERO: CRD42018093618).
Palavras-chave: Religiosidade
Espiritualidade
Ensino
Treinamento
Residência médica
Psiquiatria
Currículo
Revisão sistemática de literatura
Competências
Religiosity
Spirituality
Teaching
Training
Medical residency
Psychiatry
Curriculum
Systematic literature review
Competencies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Medicina
Programa: Programa de Pós-graduação em Saúde Brasileira
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: An error occurred getting the license - uri.
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10292
Data do documento: 31-Jan-2019
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