https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10287
File | Description | Size | Format | |
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sebastiaogomesdealmeidajunior.pdf | 16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Tese |
Title: | “‘Mendigo de like’, ‘revolucionário’, ‘vasp’, ‘o celular é meio que o mundo’...”: vivências em cibercultura por adolescentes |
Author: | Almeida Júnior, Sebastião Gomes de |
First Advisor: | Bruno, Adriana Rocha |
Referee Member: | Lopes, Jader Janer Moreira |
Referee Member: | Flôr, Cristhiane Carneiro Cunha |
Referee Member: | Oswald, Maria Luiza Magalhâes Bastos |
Referee Member: | Prestes, Zoia Ribeiro |
Referee Member: | Monceau, Gilles |
Resumo: | A presente pesquisa, tendo como fundamentação teórica os estudos de cibercultura e a abordagem histórico-cultural, parte da questão: Como os adolescentes constituem suas vivências nas tecnologias digitais? Busca-se compreender de que modo esses sujeitos potencializam seu desenvolvimento na apropriação de instrumentos e signos culturais, em meio aos dispositivos tecnológicos da cibercultura. O estudo se articula com autores que abordam as redes sociotécnicas na atualidade e a inserção das novas gerações no contexto da cultura digital. No desenvolvimento teórico-metodológico da investigação, foi realizado um piloto de pesquisa com quatro adolescentes, no qual foram desenvolvidos mapas vivenciais, com fundamentação no conceito de vivência (perejivanie), de L. S. Vigotski. Mediante entrevistas semi-estruturadas, seguindo uma perspectiva dialógica, os participantes falam de suas incursões na cultura digital, envolvendo seus espaços-tempos cotidianos. Além do conceito de vivência, esse escopo teórico se articula com conceitos bakhtinianos de responsividade, alteridade e cronotopia. No desdobramento do estudo, em uma primeira aproximação com o campo da pesquisa, foi elaborado um survey com o intuito de conhecer práticas e opiniões dos estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental na rede municipal de Juiz de Fora no contexto das tecnologias digitais. Na análise do levantamento, realizado com 930 adolescentes com idades entre 12 e 17 anos, de 32 estabelecimentos de ensino, são expostos dados relativos às suas formas de incursões na cibercultura emergente, bem como apontamentos tendo em conta relações que estabelecem no ambiente tecnológico do presente, envolvendo seus interesses e atitudes. Em uma outra etapa da pesquisa, são desenvolvidos mapas vivenciais com 12 adolescentes de quatro escolas que haviam aderido ao questionário online, tendo como referência o estudo piloto anteriormente realizado. No processo investigativo, os sujeitos são apresentados em suas singularidades, tendo em conta seus mapas vivenciais e as narrativas produzidas nesse percurso. Nos apontamentos de pesquisa, partindo da perspectiva de escuta dos sujeitos participantes, são destacadas particularidades constitutivas de suas vivências na cibercultura tendo em conta seus cronotopos expressos em registros cartográficos. |
Abstract: | The present research, based on theoretical studies of cyberculture and the historical-cultural approach, starts from the question: How do adolescents constitute their experiences in digital technologies? It seeks to understand how these subjects potentiate their development in the appropriation of cultural instruments and signs, in the midst of the technological devices of cyberculture. The study articulates with authors that approach the socio-technical networks in the present time and the insertion of the new generations in the context of the digital culture. In the theoretical-methodological development of the research, a pilot research study was carried out with four adolescents, in which lived experience maps were developed, based on the concept of lived experience (perejivanie), by L. S. Vigotski. Through semi-structured interviews, following a dialogic perspective, the participants talk about their experiences in the digital culture, involving their everyday spaces-times. In addition to the concept of lived experience, the theoretical scope of study is articulated with Bakhtinian concepts of responsiveness, alterity and chronotopy. In the study, in a first approximation with the field of research, a survey was elaborated with the intention of knowing the practices and opinions of the 8th and 9th grade elementary school students in the Juiz de Fora municipal network in the context of digital technologies. In the analysis of the survey of 930 adolescents between the ages of 12 and 17 of 32 educational establishments, data are presented on their forms of incursions into emerging cyberculture, as well as notes taking into account relationships established in the technological environment of the present, involving their interests and attitudes. In another stage of the research, lived experience maps were developed with 12 adolescents from four schools who had joined the online questionnaire, using the previous pilot study as a reference. In the investigative development, subjects are presented in their singularities, taking into account their lived experience maps and the narratives produced in this course. In the research notes, starting from the listening perspective of the participating subjects, particularities are highlighted constitutive of their experiences in cyberculture taking into account their chronotopes expressed in cartographic records. |
Keywords: | Adolescentes Cibercultura Teoria histórico-cultural Vivência Mapas vivenciais Adolescents Cyberculture Historical-cultural theory Lived experience Lived experience maps |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10287 |
Issue Date: | 29-Mar-2019 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação (Teses) |
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