https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10264
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
luigerfrancodecastro.pdf | 2.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | “Aprender a empreender”: o projeto de educação do SEBRAE para a educação básica pública |
Autor(es): | Castro, Luiger Franco de |
Primeiro Orientador: | Martins, André Silva |
Membro da banca: | Nozaki, Hajime Takeuchi |
Membro da banca: | Ventura, Jaqueline Pereira |
Resumo: | Este estudo, cuja temática aborda a relação entre empreendedorismo e educação, investiga o projeto de “educação empreendedora” do SEBRAE para a educação básica pública. A questão norteadora da pesquisa foi sistematizada da seguinte forma: Qual é a perspectiva político-ideológica do Programa Nacional de Educação Empreendedora do SEBRAE para a educação básica? Qual é o conteúdo pedagógico do projeto destinado ao ensino fundamental? Qual a concepção do SEBRAE sobre o trabalho dos professores envolvidos com seu projeto? O objetivo geral da pesquisa é identificar e analisar os fundamentos do projeto de “educação empreendedora” do SEBRAE para o ensino fundamental, buscando identificar seus aspectos político-ideológicos e pedagógicos para a formação humana e a organização da educação básica pública. A base epistêmica da pesquisa é o materialismo histórico dialético. O corpus documental foi formado por livros didáticos produzidos pelo SEBRAE para os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). O material foi analisado de acordo com os procedimentos da pesquisa documental à luz das seguintes categorias de conteúdo: concepção de ser humano, trabalho e educação escolar. A pesquisa comprova que o projeto de empreendedorismo do SEBRAE para a educação escolar visa difundir a ideologia do empreendedorismo no ensino fundamental para afirmar a sociabilidade capitalista referência de vida e trabalho. Nessa linha, o SEBRAE afirma: i) uma perspectiva extremamente restrita sobre o trabalho educativo, configurando o professor como difusor e legitimador de seu projeto; ii) a legitimação a pedagogia das competências, esvaziando a função social da escola; iii) o desenvolvimento de “competências” vinculadas ao “mundo dos negócios”, apontando uma perspectiva de formação restritiva e pragmática para os estudantes da escola pública referenciada na ideia de educar para a sobrevivência; iv) o individualismo como princípio moral e o associativismo como negócio, afirmando o modelo de Estado com funções mínimas sobre a “questão social”. Isso significa que o projeto do SEBRAE está comprometido com a formação do cidadão trabalhador-empreendedor o que implica numa formação restrita e unilateral do ser humano para a empregabilidade ou para as relações flexíveis de trabalho. |
Abstract: | This study, which deals with the relationship between entrepreneurship and education, investigates SEBRAE's “entrepreneurial education” project for public basic education. The guiding question of the research was systematized as follows: What is the political-ideological perspective of SEBRAE's National Program of Entrepreneurial Education for Basic Education? What is the pedagogical content of the project for primary education? What is SEBRAE's conception of the work of teachers involved in its project? The general objective of the research is to identify and analyze the foundations of SEBRAE's “entrepreneurial education” project for elementary education, seeking to identify its political-ideological and pedagogical aspects for human formation and the organization of public basic education. The epistemic basis of the research is dialectical historical materialism. The documentary corpus consisted of didactic books produced by SEBRAE for the final years of elementary school (6th to 9th grade). The material was analyzed according to the documental research procedures in light of the following categories of content: human conception, work and school education. The research proves that SEBRAE's entrepreneurship project for school education aims to spread the ideology of entrepreneurship in elementary education to affirm the capitalist sociability reference of life and work. In this line, SEBRAE affirms: i) an extremely restricted perspective on the educational work, configuring the teacher as diffuser and legitimator of his project; ii) legitimizing the pedagogy of competencies, depriving the social function of the school; iii) the development of “competencies” linked to the “business world”, pointing to a perspective of restrictive and pragmatic training for public school students referenced in the idea of educating for survival; iv) individualism as a moral principle and associativism as business, affirming the state model with minimal functions on the “social question”. This means that the SEBRAE project is committed to the formation of the worker-entrepreneur citizen, which implies a restricted and unilateral formation of the human being for employability or for flexible working relationships. |
Palavras-chave: | Empreendedorismo Educação SEBRAE Entrepreneurship Education SEBRAE |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10264 |
Data do documento: | 29-Mar-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons