https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10239
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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lucaswilmandasilvacrispim.pdf | 2.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Tese |
Título: | Uma proposta para a modelagem de descargas elétricas em gases |
Autor(es): | Crispim, Lucas Wilman da Silva |
Primeiro Orientador: | Hallak, Patrícia Habib |
Co-orientador: | Furones, Maikel Yusat Ballester |
Membro da banca: | Santos, Rodrigo Weber dos |
Membro da banca: | Queiroz, Rafael Alves Bonfim de |
Membro da banca: | Lopes, Maria Cristina Andreolli |
Membro da banca: | Amorin Filho, Jayr |
Membro da banca: | Arrate, Juan de Dios Garrido |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia de análise de descargas elétricas em gases, em condições que se assemelham a uma vela veicular de ignição comercial. Efeitos de transferência de calor e massa, além de um submodelo discreto que contempla reações químicas e transferência energética entre elétrons e espécies diversas, são considerados. Duas abordagens são utilizadas, na primeira o domínio de estudo foi dividido em duas regiões, com e sem descarga elétrica. Na região onde acontece a descarga elétrica foram considerados efeitos das colisões com elétrons, químicos e de transferência de calor e de massa, para a região de pós descarga espacial apenas o efeito de colisões eletrônicas não está presente. A composição do gás presente na simulação tem como base o ar atmosférico seco, porém a adição de componentes diversos é utilizada. Na segunda abordagem toda a região de análise está sobre os efeitos da descarga elétrica uma vez que essa região está compreendida entre os terminais de uma vela veicular. Para esse abordagem foram considerados efeitos das colisões com elétrons, químicos e de transferência de calor e de massa. A resolução espacial do modelo proposto é obtida através do método dos volumes finitos. Uma estratégia matemática de separação de operadores é utilizada a fim de facilitar a resolução do modelo. Uma vez que acontece esta separação, o submodelo discreto tem sua resolução obtida através da ferramenta de análise de plasma ZDPlasKin. Utilizou-se algumas configurações para o regime de trabalho para a descarga elétrica. Foram analisados resultados referentes ao perfil de temperatura no domínio em diferentes instantes de tempo, além de analisar a variação temporal em diversas espécies contidas nas misturas, em determinados pontos do domínio. Devido ao alto custo de resolução das equações, foi utilizada uma estratégia de paralelização do tipo Mestre-Escravo pelo padrão MPI (Message Passing Interface). Para a primeira abordagem, foi observado o transporte de energia e massa principalmente da região interna para a externa devido a convecção e difusão. Devido a diferença de pressão entre as regiões, energia e espécies geradas exclusivamente na região de descarga são transportadas para fora da região de descarga gerando aquecimento. Para a segunda abordagem uma diferença de potencial é aplicada nos terminais da vela, e por consequência tem-se um campo elétrico aplicado no meio. A aplicação do campo elétrico na mistura gasosa faz com que diversos efeitos sejam observados, como o surgimento de espécies devido a colisão com elétrons, transporte de espécies que possuem carga não nula e o posterior aquecimento da região. As abordagens mostradas neste trabalho permitem a análise da evolução temporal da temperatura e das espécies que compõe a mistura incluindo aquelas geradas devido a interação com elétrons. As grandezas como o campo elétrico reduzido, temperatura eletrônica e o papel da umidade nos experimentos também são discutidos. |
Abstract: | This work aims at presenting a methodology for the analysis of electric discharges in gases, in conditions mimicking a commercial spark ignition. Effects of heat transfer and mass transport, besides a discrete submodel that contemplates chemical reactions and energy transfer between electrons and diverse species, are considered. Two approaches are here proposed. In the first one, the domain of study was divided into two regions, with and without electric discharge. In the region where the electric discharge occurs, effects of the electron, chemical and heat transfer and mass collisions were considered. For the spatial pos-discharge region, the effect of electronic collisions are not included. The composition of the gas present in the simulation is based on dry atmospheric air, but the addition of several components is used. In the second approach, the entire region of analysis is on the effects of the electric discharge since this region is comprised between the terminals of a vehicular spark-plug. For this approach, the effects of the electron, chemical, and heat and mass transfer collisions were considered. The spatial resolution of the proposed model is obtained through the finite volume method. A mathematical operator separation strategy is used to facilitate model resolution. Once this separation occurs, the discrete submodel has its resolution obtained through the ZDPlasKin plasma analysis tool. Some settings were used for the working regime for electric discharge. Results were analyzed concerning the temperature profile in the domain at different instants of time, besides analyzing the temporal variation in several species contained in the mixtures, in certain points of the domain. Due to the high cost of solving the equations, a Master-Slave parallelization strategy was used by the MPI (Message Passing Interface). For the first approach, the transport of energy and mass mainly from the internal to the external region was observed due to convection and diffusion. Due to the difference in pressure between the regions, energy and species generated exclusively in the discharge region are transported out of the discharge region generating heating. Within the second approach a potential difference is applied at the edges of the spark-plug, and consequently, an electric field is applied to the medium. The application of the electric field in the gas mixture causes several effects to be observed, such as the appearance of species due to collision with electrons, transport of species that have a non-zero load and subsequent heating of the region. Both approaches shown in this work allow the analysis of the temporal evolution of the temperature and the species composing the mixture including those generated due to interaction with electrons. The magnitudes such as reduced electric field, electronic temperature and the role of humidity in the experiments are also discussed. |
Palavras-chave: | Modelagem matemática Plasma computacional Descargas elétricas Misturas de gases Métodos numéricos Mathematical modeling Computational plasma physics Gas mixtures Numerical methods |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10239 |
Data do documento: | 4-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Modelagem Computacional (Teses) |
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