https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10232
Tipo: | Dissertação |
Título: | Comunicação musical na cultura da convergência: Sistemas Cromáticos de Iniciação ao Violão |
Autor(es): | Gonçalves, Denise Mendes de Souza |
Primeiro Orientador: | Queiroz, Álvaro João Magalhães de |
Co-orientador: | Silva, Luiz Eduardo Castelões Pereira da |
Membro da banca: | Pereira, Mayra Cristina |
Membro da banca: | Pelizzoni, Gisela Marques |
Resumo: | A pesquisa apresenta uma notação musical com cores cromáticas para a iniciação ao processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita de notas musicais para violão clássico. Essa notação musical vem sendo destinada a ensinar grupos de alunos entre 15 a 20 pessoas. A faixa etária mínima desses grupos de alunos aprendizes é de 13 anos e a máxima 85 anos. A escolaridade varia entre não alfabetizados até alunos com ensino superior. Frente a essa diversidade, está sendo estruturada a notação musical aqui denominada Sistemas Cromáticos de Iniciação ao Violão. Esse sistema aponta como um recurso didático para ampliar a comunicação do que se chama, aqui, de primeiras complexidades do violão, ou seja, o entendimento posicional das notas musicais escritas em pautas e as correspondências de alturas dessas notas musicais para serem tocadas no braço do violão. As correspondências entre notas musicais notadas na pauta e o posicionamento delas no braço do violão clássico, com uso das cores, na visão do projeto, podem promover maiores conexões interativas para ampliar o processo de ensino e aprendizagem dessas notas musicais para a leitura de partituras. Acreditase que, com uma notação musical mais visual, com as cores cromáticas, há um favorecimento da aquisição da linguagem musical, nos aspectos citados acima. O objetivo é trazer ao ensino e à aprendizagem de violão uma notação musical mais visual do que auditiva. Para isso, a notação musical aqui apresentada tem vários esquemas em formas de diagramas que, juntos, formam os Sistemas Cromáticos de Iniciação ao Violão. Nesses esquemas, alguns exemplos de escalas cromáticas, maiores e menores, são utilizadas para demonstração de como o sistema poderá vir a funcionar, tanto em bases analógicas como digitais. O que se cria não é um modelo aparentemente novo, mas um novo olhar sobre como apresentar antigas estruturas já conhecidas na notação musical para tentar despertar novas potencialidades a esse ensino e aprendizagem da leitura e escrita de notas para o tocar violão lendo partituras. |
Abstract: | The research presents a musical notation with chromatic nuclei for an initiation to the process of teaching and learning the reading and writing of musical notes for classical violence. This musical notation is intended for groups of students between 15 and 20 people. The age group is important for groups of students 13 years and an average of 85 years. A varied non-literate schooling for students with higher education. In front of this diversity, a musical notation is denominated here Chromatic Systems of Initiation to the Guitar. This system is like a didactic resource to amplify the communication of what it calls, here, of the first complexities of the guitar, that is to say, the positional understanding of the musical notes written in patterns and as correspondence of heights the musical notes to be played on the guitar stage. As musical correspondences, the notes are based and from the end of the classic violence, with the use of cores, in the vision of the project, can become bigger and more interactive for the process of teaching and reading musical notes for reading scores. It is believed that with a more visual musical notation, with chromatic cores, there is a favor of the musical language, in the aspects mentioned above. What is teaching and learning to the guitar a musical notation more visual, than auditory. For this it is important to have a set of various forms of diagrams that form in the Chromatic Systems of Initiation to the Guitar. In these schemes some examples of chromatic scales, major and minor, are used to demonstrate how the system can function as a whole, both analog and digital. What you want to create is not a new model, but a new look at the new influences is already in the musical notation to awaken new potential possibilities for teaching and learning to read and write notes for the guitar by reading the scores. |
Palavras-chave: | Sistemas cromáticos Cor Violão Música Comunicação Chromatic systems Color Guitar Music Communication |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Comunicação |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10232 |
Data do documento: | 11-Mar-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Comunicação (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons