Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10194
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
grasielerosacaciano.pdf529.91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um estudo sobre a aplicação da gestão de custos em empreendimentos econômicos solidários da Zona da Mata Mineira
Autor(es): Caciano, Grasiele Rosa
Primeiro Orientador: Ferreira, Janayna Katyuscia Freire de Souza
Membro da banca: Costa, Heloisa Baia da
Membro da banca: Araujo, Raquel Ângelo
Resumo: Este trabalho é fruto da atuação e reflexão da Autora no Projeto de Extensão intitulado: Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFJF, acerca da aplicação Contábil Organizacional em Empreendimentos Econômicos Solidários (EES). Portanto teve como objetivo analisar a aplicação das ferramentas de gestão de custos no processo produtivo e gerencial para a tomada de decisão a partir da percepção dos Gestores, considerando as características individuais e a adoção aos Princípios norteadores da Economia Solidária nestes EES. O estudo pautou-se na abordagem da pesquisa qualitativa por meio de levantamentos bibliográficos, documental e o estudo de múltiplos casos através de entrevistas semi-estruturadas em três Empreendimentos Econômicos Solidários da Zona da Mata Mineira. Para tal, foram identificadas as características individuais de cada empreendimento, tais como: ramo de atuação e processo produtivo, a aderência aos Princípios norteadores da Economia Solidária e a análise das ferramentas de gestão de custos, assim como as ferramentas gerenciais para a tomada de decisão. Os resultados da pesquisa demonstraram que os três Empreendimentos Econômicos Solidários são constituídos legalmente como Associações visando à geração de renda através do associativismo, e seguem aos Princípios da Economia Solidária. No entanto, no que tange a aplicação das ferramentas de custos no processo produtivo os EES não mensuram de forma fidedigna seus custos, considerando que na Associação Caminho Novo e na Associação 14 Bis a produção é feita de forma individual, sendo as Associações entidades responsáveis pela comercialização. Na ACRAP há apenas a gestão dos custos da mão de obra, não tendo um método de custeio. Em relação à gestão das ferramentas gerenciais para a tomada de decisão, como a Margem de Contribuição ou o Ponto de Equilíbrio, nenhum dos EES fazem a utilização.
Abstract: -
Palavras-chave: Contabilidade de custos
Contabilidade gerencial
Economia solidária
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: An error occurred getting the license - uri.
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10194
Data do documento: 3-Dez-2018
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Campus JF - TCC Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.