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Type: Dissertação
Title: Fatores influenciadores do consumo de cosméticos sustentáveis
Author: Furtado, Beatriz dos Anjos
First Advisor: Sampaio, Danilo de Oliveira
Referee Member: Santos, Gilmar José dos
Referee Member: Fagundes, André Francisco Alcântara
Resumo: Os cosméticos são uma das opções de produtos que têm adotado ações relacionadas à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável. Esses produtos têm investido na redução de uso de matérias primas não-renováveis, embalagens recicláveis e deixando de lado testes em animais. Os cosméticos sustentáveis são produtos de higiene e beleza que não utilizam derivados de petróleo, silicones e sulfatos, também não utilizam elementos de origem animal e prezam pela gestão do viés social e ambiental. O segmento movimenta mais de R$ 3 bilhões e tem crescido 20% ao ano no Brasil. Na literatura de marketing, há diferentes fatores que guiam o consumo dos consumidores. Fatores internos do indivíduo, como saúde, e fatores externos, como preço, são alguns comumente apontados pela literatura. Os cosméticos sustentáveis têm sido cada vez mais relevantes no mercado e há estudos que apontam diferentes variáveis influenciadoras do consumo. Esta pesquisa propõe identificar quais os fatores influenciadores do consumo de cosméticos sustentáveis. Como objetivos específicos temos: identificar características dos indivíduos constantes na amostra dos consumidores de cosméticos sustentáveis e, mensurar a importância dos fatores que influenciam a compra de cosméticos sustentáveis. Uma revisão bibliográfica do tema identificou estudos anteriores sobre os principais fatores a serem agregados. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário, que obteve no total de 529 respondentes após a limpeza dos dados. A pesquisa, que tem caráter quantitativo, responde ao primeiro objetivo específico com as questões demográficas e abertas. As questões fechadas auxiliaram a mensurar a importância dos fatores através da estatística descritiva, análise fatorial e análise de confiabilidade (alfa de Cronbach). Com 68,04% de variância explicada, 7 fatores foram identificados na fatorial: Saúde (α = 0,864), Vaidade e bem-estar (α = 0,857), Meio ambiente e consciência ética (α = 0,855), Família e amigos (α = 0,798), Embalagem (α = 0,744), Comunicação e distribuição (α = 0,722) e Pessoas próximas e conveniência (α = 0,569). A maioria dos respondentes possui ensino superior, são mulheres adultas jovens e se preocupam com a qualidade do produto, com a melhoria na saúde que o produto traz, e com o compromisso dos cosméticos com o meio ambiente e testes em animais. Destaca-se que os grupos de referência também tiveram relevância no estudo. Quanto às contribuições acadêmicas, temos novos aspectos a serem abordados de forma agregada em estudos do segmento, como atributos, saúde e meio ambiente. Outra contribuição é a figura da mulher e do ensino superior como delineadores do perfil de consumo, assim como a variedade de preços possibilitando o consumo por diferentes grupos de renda. Como contribuições gerenciais, esse trabalho sublinha a relevância do segmento de cosméticos sustentáveis na atualidade do mercado brasileiro, sendo uma oportunidade de investimento em produção, estratégias de marketing e vantagem competitiva.
Abstract: Cosmetics are one of the product options that have adopted actions related to sustainability and sustainable development. These products have invested in reducing the use of non-renewable raw materials, recyclable packaging and non-testing animals. The sustainable cosmetics are health and beauty products that do not use petroleum derivatives, silicones and sulfates, also do not use animal elements and care for the management of social and environmental bias. The segment moves more than R$ 3 billion and has grown 20% a year in Brazil. In marketing literature, there are different factors that guide consumers' consumption. Internal factors of the individual, such as health, and external factors, such as price, are some commonly pointed out in the literature. Internal factors of the individual, such as health, and external factors, such as price, are some commonly pointed out in the literature. Sustainable cosmetics have been increasingly relevant in the market and there are studies that point out different variables influencing the consumption. This research proposes to identify which factors influence the consumption of sustainable cosmetics. As specific objectives we have: to identify characteristics of the individuals in the sample of consumers of sustainable cosmetics and to measure the importance of the factors that influence the purchase of sustainable cosmetics. A bibliographic review of the topic identified previous studies on the main factors to be aggregated. For the data collection, a questionnaire was used, which obtained a total of 529 respondents after data cleaning. The research, which has a quantitative character, responds to the first specific objective with the demographic and open questions. The closed questions helped to measure the importance of the factors through descriptive statistics, factorial analysis and reliability analysis (Cronbach's alpha). With a 68.04% variance explained, 7 factors were identified in the factorial: Health (α = 0.864), Vanity and well-being (α = 0.857), Environment and ethical awareness (α = 0.855), Family and friends (α = 0.798), Packaging (α = 0.744), Media and availability (α = 0.722) and Close people and convenience (α = 0.569). Most respondents have higher education, are young adult women, and care about product quality, with the improvement in the health that the product brings, and with the commitment of cosmetics to the environment and animal testing. It is noteworthy that the reference groups were also relevant in the study. As for the academic contributions, we have new aspects to be approached in an aggregated way in studies of the segment, such as attributes, health and environment. Another contribution is the figure of women and higher education as delineators of the profile of consumption, as well as the variety of prices enabling consumption by different income groups. As managerial contributions, this work underscores the relevance of the sustainable cosmetics segment in the Brazilian market today, being an opportunity for investment in production, marketing strategies and competitive advantage.
Keywords: Cosméticos sustentáveis
Comportamento do consumidor
Consumo
Sustentabilidade
Análise fatorial
Sustainable cosmetics
Consumer behavior
Consumption
Sustainability
Factor analysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Program: Mestrado Acadêmico em Administração
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10189
Issue Date: 28-Mar-2019
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