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Type: Dissertação
Title: A representação social de formação continuada para os gestores da CDE2/SEDUC-AM e sua relação com a participação destes no PROGESTÃO
Author: Moinhos, Diná Oliveira da Costa
First Advisor: Ferreira, Victor Cláudio Paradela
Co-Advisor: Oliveira, Helena Rivelli de
Co-Advisor: Eveling, Daniel
Referee Member: Alvim, Mari Izabel da S. A.
Referee Member: Castro, Maria Cristina Drumond e
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora e busca responder à interrogação relativa à baixa participação dos gestores da Coordenadoria Distrital de Educação 2 (CDE2) no Programa de Capacitação à Distância para Gestores Escolares – PROGESTÃO. Este foi implantado pela Secretaria de Educação do Estado do Amazonas com o objetivo de qualificar os gestores para o exercício de sua função, oferecendo-lhes subsídios teóricos e reflexão das práticas gestoras buscando aprimorar as competências. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a percepção dos gestores escolares da CDE2 sobre o lugar da formação para o exercício da gestão escolar. Buscou-se desvendar a(s) causa(s) principal(is) da baixa adesão desses profissionais ao curso de formação. A pesquisa utilizou como uma de suas ferramentas metodológicas a Teoria das Representações Sociais, que favorece a investigação sobre como se formam e como funcionam os sistemas de referência socialmente utilizados para interpretar os acontecimentos da realidade cotidiana. Para a realização da pesquisa aqui proposta, foram escolhidos os seguintes instrumentos de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, análise de documentos e realização de entrevistas semiestruturadas, utilizando-se a técnica entrevista/evocação de palavras por meio de expressões indutoras para o levantamento das percepções dos gestores. De forma geral, os resultados da pesquisa mostraram a existência de lacunas ou deficiências no processo de formação continuada do PROGESTÃO. Essas deficiências estão relacionadas tanto ao processo de adesão quanto à proposta curricular e, por fim, ao acompanhamento dos resultados da formação, tornando-se problemas evidentes nos dados obtidos com a pesquisa. Considerando o presente estudo, a análise dos resultados visa a indicar caminhos de melhorias no programa de formação continuada da SEDUC-AM. A pesquisa propõe, por fim, recomendações para o aperfeiçoamento do programa, dentre as quais se destacam: a redefinição de uma proposta curricular que valorize a prática gestora e suas necessidades iminentes enquanto profissionais da educação; o aprimoramento da comunicação entre os órgãos envolvidos na formação e as equipes gestoras da CDE2.
Abstract: This work was developed in the Professional Postgraduate Program in Management and Appraisal of Public Education from the Federal University of Juiz de Fora and seeks to answer the question concerning the low participation of the District Coordination of Education 2 managers (CDE2) The Distance Program of training for School Managers - Progestão. This was implemented by the State of Amazonas’ Secretariat of Education in order to qualify managers to exercise their role by offering them subsidies and theoretical reflection of management practices seeking to improve skills. The research has as main objective to analyze the perception of school managers from CDE2 on the place of training for the exercise of school management. It attempted to unravel the low adhesion’s main cause of these professionals to the training course. The research used as a methodological tool the Theory of Social Representations, which favors research on how they form and how the reference systems work socially to interpret the events of everyday reality. To carry out the proposed research, the following instruments data collection were chosen: bibliography research, documents analysis and conduction of semistructured interviews using the interview/words call-up technique by inducing expressions to survey the managers’ perceptions. Overall, the survey results showed the existence of gaps or weaknesses in continuous training process of Progestão. These deficiencies are related as to the adhesion process as the proposed curriculum and, finally, the training results follow-up, becoming evident in the research’s obtained results. Regarding this study, the analysis aims indicate path improvements in the continuous training program of SEDUC-AM. The research suggests, finally, recommendations for the program’s improvement. From these recommendations stand out: the reset of a curriculum proposal that enrich the management practice and their imminent needs as education professionals; the improvement of communication between the bodies involved in the training and management teams of CDE2.
Keywords: Formação de gestores
Gestão escolar
Progestão
Training managers
School management
Progestão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10135
Issue Date: 8-Dec-2016
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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