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Tipo: Tese
Título: Forças do caráter de idosos: conhecer e intervir
Autor(es): Freitas, Eduarda Rezende
Primeiro Orientador: Barbosa, Altemir José Gonçalves
Co-orientador: Neufeld, Carmem Beatriz
Membro da banca: Mármora, Claudia Helena Cerqueira
Membro da banca: Grincenkov, Fabiane Rossi dos Santos
Membro da banca: Noronha, Ana Paula Porto
Membro da banca: Batistoni, Samila Satler Tavares
Resumo: Forças do caráter (FC) são traços individuais positivos que se manifestam por meio de pensamentos, sentimentos e ações. Elas contribuem para o bem-estar coletivo e pessoal, porém pouco se conhece sobre a manifestação das 24 FC propostas pelo Values in Action na velhice. Para descrever e promover FC de idosos, foram realizados quatro estudos empíricos. Um deles descreve as FC de idosos brasileiros (n=188. Idade: M=69,62; DP=7,99), enfatizando as mais endossadas (Honestidade, Espiritualidade, Gratidão, Bondade e Justiça) e as menos endossadas (Gosto pela Aprendizagem, Criatividade, Perspectiva, Autorregulação e Bravura). Também foram realizadas associações com gênero e correlações com idade, escolaridade, sintomas depressivos e bem-estar psicológico (BEP). Não foram observadas diferenças entre os gêneros. Somente a Autorregulação se correlacionou positiva e significativamente com a idade. Amor, Esperança, Curiosidade, Perdão e Vitalidade se correlacionaram com níveis mais elevados de BEP e mais baixos de sintomas depressivos. Outro estudo compara as FC de idosos brasileiros (n=74. Idade: M=71,66; SD=7.34) e portugueses (n=74. Idade: M=72,01; SD=7.55), associando-as com BEP, sintomas depressivos e outras variáveis. Em geral, constataram-se mais semelhanças do que diferenças entre as duas nacionalidades. Para promover FC, duas intervenções positivas de Educação para o Caráter Baseada em Forças para Idosos (Educafi) foram realizadas, sendo uma com idosos da comunidade (n=41) e outra com residentes de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (n=4). Além de promover FC, a Educafi também almeja a promoção de satisfação com a vida e BEP e a diminuição de sintomas depressivos. Os resultados evidenciaram que a Educafi se mostrou mais adequada para diminuir sintomas de depressão em idosos da comunidade. Além disso, parece auxiliar na melhora do BEP e do status cognitivo, bem como para a diminuição de desesperança em idosos institucionalizados. Considerando o aumento da população idosa e a necessidade de promover envelhecimento positivo, as contribuições e as limitações dos estudos são analisadas. Também é enfatizada a necessidade de mais pesquisas sobre a relação entre FC e velhice positiva.
Abstract: Character strengths (CS) are positive individual traits manifested through thoughts, feelings and actions, which contribute to the collective and individual well-being. However, little is known about the expression of the 24 CS proposed by Values in Action in old age. Four empirical studies were performed to describe and promote CS among the elderly. One of them describes the Brazilian elderly CS (n=188. Age: M=69.62; SD=7.99), emphasizing the most endorsed traits (Honesty, Spirituality, Gratitude, Kindness and Fairness) and the least endorsed ones (Love of Learning, Creativity, Perspective, Self-Regulation and Bravery). Associations with gender and correlations with age, schooling, depressive symptoms and psychological well-being (PWB) were also performed. No differences were observed between genders. Only Self-Regulation was positively and significantly correlated with age. Love, Hope, Curiosity, Forgiveness and Zest were correlated with higher levels of PWB and lower levels of depressive symptoms. Another study compares the CS of the Brazilian (n=74. Age: M=71.66; SD=7.34) and Portuguese (n=74. Age: M=72.01; SD=7.55) elderly, associating them with PWB, depressive symptoms and other variables. Generally, there were more similarities than differences between the two nationalities. In order to promote CS, two positive interventions of Strengths-Based Character Education for the Elderly (Educação para o Caráter Baseada em Forças para Idoso – Educafi) were carried out, one with elderly community members (n=41) and the other with the residents of a Long-Term Care Institution (n=4). In addition to promoting CS, Educafi also aims to promote satisfaction with life and PWB and reducing depressive symptoms. The results showed that Educafi was more adequate to reduce symptoms of depression for the elderly community members. Moreover, it seemed to aid in the improvement of PWB and cognitive status, as well as in the decreasing hopelessness in institutionalized elders. The contributions and limitations of the studies were analyzed considering the increase of the elderly population and the need to promote positive aging. It is also emphasized the need for further researches about the relationship between CS and positive old age.
Palavras-chave: Envelhecimento positivo
Forças do caráter
Intervenções
Psicologia positiva
Velhice
Positive aging
Character strengths
Interventions
Positive psychology
Old age
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10102
Data do documento: 22-Fev-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia (Teses)



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