https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10093
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
margarethvespasianoneves.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Teixeira, Beatriz de Basto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Romero, Sheila Rigante | - |
dc.creator | Neves, Margareth Vespasiano | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-31T16:24:16Z | - |
dc.date.available | 2019-05-28 | - |
dc.date.available | 2019-05-31T16:24:16Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10093 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica (TICEB) é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido pela(a) candidata(a) Margareth Vespasiano Neves ao título de especialista. O projeto didático, foi desenvolvido em uma escola pública da rede estadual de ensino, com o objetivo de percebermos a escola como um espaço que depende da construção humana. Neste sentido, pode pensar a possibilidade de mudanças na estrutura dos espaços da escola de modo que favorece o processo de desenvolvimento e formação dos alunos, respeitando-os como sujeitos de direitos e deveres. O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) foi um dos recursos utilizados no desenvolvimento das atividades, assim como o smartphone, computador, fotografia, entre outros. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto didático foram a interação e socialização entre os alunos e a curiosidade em conhecer a história da instituição a qual pertencem. Uma história com muita dedicação da comunidade escolar envolvida na superação de obstáculos. O desenvolvimento deste projeto, trouxe experiências e conhecimentos para todos os envolvidos, o interesse dos meus alunos que passaram a frequentar a Sala de Recursos Multifuncionais para os atendimentos. Onde as atividades são realizadas com ludicidade, na valorização dos seus conhecimentos e estimulação às novas descobertas, cooperando para aumentar a autoestima desses alunos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Espaços escolares | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Alunos | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Ambientes de aprendizagens, direito e dever de todos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.