Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10093
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
margarethvespasianoneves.pdf1.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Romero, Sheila Rigante-
dc.creatorNeves, Margareth Vespasiano-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-05-31T16:24:16Z-
dc.date.available2019-05-28-
dc.date.available2019-05-31T16:24:16Z-
dc.date.issued2018-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10093-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica (TICEB) é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido pela(a) candidata(a) Margareth Vespasiano Neves ao título de especialista. O projeto didático, foi desenvolvido em uma escola pública da rede estadual de ensino, com o objetivo de percebermos a escola como um espaço que depende da construção humana. Neste sentido, pode pensar a possibilidade de mudanças na estrutura dos espaços da escola de modo que favorece o processo de desenvolvimento e formação dos alunos, respeitando-os como sujeitos de direitos e deveres. O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) foi um dos recursos utilizados no desenvolvimento das atividades, assim como o smartphone, computador, fotografia, entre outros. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto didático foram a interação e socialização entre os alunos e a curiosidade em conhecer a história da instituição a qual pertencem. Uma história com muita dedicação da comunidade escolar envolvida na superação de obstáculos. O desenvolvimento deste projeto, trouxe experiências e conhecimentos para todos os envolvidos, o interesse dos meus alunos que passaram a frequentar a Sala de Recursos Multifuncionais para os atendimentos. Onde as atividades são realizadas com ludicidade, na valorização dos seus conhecimentos e estimulação às novas descobertas, cooperando para aumentar a autoestima desses alunos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspaços escolarespt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAmbientes de aprendizagens, direito e dever de todospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.