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dc.contributor.advisor1Lopes, José Guilherme da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760099T4pt_BR
dc.contributor.referee1Falcomer, Viviane Aparecida da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730601H0pt_BR
dc.contributor.referee2Afonso, Andréia Francisco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796282U5pt_BR
dc.creatorMedeiros, Vitor Iotte-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4330296T1pt_BR
dc.date.accessioned2019-05-16T15:52:04Z-
dc.date.available2019-05-14-
dc.date.available2019-05-16T15:52:04Z-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10017-
dc.description.abstractThis research intends to investigate the conceptions of science teachers who teach in elementary school about the concepts of chemistry in the science curriculum. Therefore, we seek to understand which are, from the point of view of teachers, the contributions of chemical knowledge to this level of education. Based on the qualitative methodology, the data collection resource was used through a questionnaire that aimed at a more general view about the previously presented objective and, later, semi-structured interviews were used. The data were analyzed from the Content Analysis framework. We could see that teachers are mostly biologists; which understand the relevance of chemical knowledge, but indicate methodological difficulties to implement the teaching of chemical concepts in science education. Another limiting factor is the fragmented and disciplinary curricular structure where the biological contents occupy practically the entire science curriculum, even though it is not indicated by the curricular guidelines, such as the National Curricular Parameters and more recently the National Curricular Common Base. We also perceive that the curriculum conceptions of the teachers go in the direction of the researchers of the area. However, we could see that the discourse is not reflected in the teaching practice We believe that this research presents a relevant discussion about the formation of science teachers and can contribute to fomenting actions of continuous formation and elaboration of public policies so that professors in professional practice can overcome the challenges and limitations of the formation allowing education that contemplates the contents chemistry, physics, biology and geology in an integrated way contributing to the education of the student's citizen.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se propõe a investigar as concepções de professores de ciências, que lecionam no ensino fundamental, sobre os conceitos de química no currículo nesta etapa de escolarização, buscando identificar quais são, na visão desses docentes, as contribuições do conhecimento químico. Para isso, utilizamos como recurso de coleta de dados um questionário visando um mapeamento do perfil profissional e as concepções de currículo desses professores, e posteriormente, utilizamos entrevistas semiestruturadas. Os dados foram interpretados a partir da Análise de Conteúdo. Nossos resultados apresentaram que os professores são majoritariamente biólogos; que compreendem a relevância do conhecimento químico, porém indicam ter dificuldades metodológicas para implementar o ensino de conceitos químicos no ensino de ciências. Outro fator limitante é a estrutura curricular fragmentada e disciplinar na qual os conteúdos biológicos ocupam praticamente todo o currículo de ciências, mesmo não sendo essa organização indicada pelas orientações curriculares, como eram os Parâmetros Curriculares Nacionais e mais recentemente a Base Nacional Comum Curricular. Percebemos também que as concepções de currículo dos professores vão na direção do que discutem os estudiosos da área, entretanto, o discurso não se reflete na prática docente, pois organizam seus currículos com características de fragmentação e disciplinarização com ausência de integração curricular entre as áreas de conhecimento das ciências. Acreditamos que este trabalho apresenta uma discussão relevante sobre a formação de professores de ciências e pode contribuir para fomentar ações de formação continuada e elaboração de políticas públicas para que os professores em exercício profissional possam superar os desafios e limitações da formação possibilitando um ensino que contemple os conteúdos de química, física, biologia e geologia de forma integrada contribuindo para a formação cidadã do aluno.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCurrículo de ciênciaspt_BR
dc.subjectScience educationpt_BR
dc.subjectTeachers formationpt_BR
dc.subjectScience curriculumpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleQuímica no ensino fundamental: concepções docentes sobre o currículo de ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Química (Dissertações)



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