Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10006
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lucianacastrooliveiramachado.pdf1.6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Tese
Title: O professor formador no PNAIC: formação, experiência e atuação
Author: Machado, Luciana Castro Oliveira
First Advisor: Teixeira, Beatriz de Basto
Referee Member: Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva
Referee Member: Lopes, Jader Janer Moreira
Referee Member: Monteiro, Sara Mourão
Referee Member: Leal, Telma Ferraz
Resumo: Este estudo objetivou responder à seguinte questão: quem foi o professor formador que atuou no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no período de criação do programa até o ano de 2016, já que, a partir de 2017 o MEC anunciou mudanças estruturais no programa. Qual formação, experiência e atuação? Trata-se de um programa de formação oferecido pelo MEC, que tem, como um dos eixos de sua ação, a formação continuada para professores alfabetizadores, considerando a meta nacional estabelecida no Plano Nacional de Educação (PNE) de alfabetizar todas as crianças até, no máximo, 8 anos de idade. O PNAIC trouxe a novidade de permitir que uma outra figura formativa integrasse a universidade como formador - o professor com o crivo da experiência. Este foi o agente que esta pesquisa buscou conhecer, a partir do polo da Universidade Federal de Juiz de Fora. A escolha desse polo como campo de pesquisa relacionou-se à experiência dessa instituição não só com a formação inicial, mas também com a formação continuada docente, por ser uma das universidades pioneiras no trabalho com essa ação formativa e por selecionar formadores, preferencialmente, com experiência como alfabetizadores. Interessou-me entender, a partir do depoimento dos formadores que atuaram nesse polo, de que forma apreenderam suas experiências e desempenho. Buscou-se ainda, a partir desses formadores, seus depoimentos e dos demais membros da equipe atuante na formação na referida instituição de ensino, no período de 2012 a 2016, entender se perceberam uma possível relação entre o papel do formador e a sua possibilidade de integrar as instâncias formativas universidade-escola. Para tanto, no aspecto metodológico, o desenvolvimento desse estudo se articulou à abordagem qualitativa, tendo como instrumentos para a coleta de dados a realização de revisão bibliográfica sobre o contexto da formação docente para os anos iniciais da Educação Básica, o levantamento documental sobre o PNAIC e, também, entrevistas semiestruturadas com todos os agentes formativos da universidade, os quais constituem o polo de formação da Zona da Mata e Campo das Vertentes, e, ainda com uma Secretária de Educação de um dos municípios dessa área de abrangência do polo. O fator comum dos instrumentos de pesquisa foi o tratamento do corpus de dados respaldado na análise de conteúdo. A análise dos dados da pesquisa mantém diálogo com pesquisadores do campo da formação, como António Nóvoa, Bernadete Angelina Gatti, Elza de Sá Barreto, Marli Eliza Damalzo Afonso André, Iria Brzezinsk, Denise Vaillant, Max Butlen, Agnese Infantino, Celestino Alves da Silva Júnior. Espera-se que o estudo contribua com o registro de efeitos da presença do formador em um programa dessa natureza e com sugestões para futuras ações de políticas de formação docente que pretendem o desenvolvimento profissional docente.
Abstract: This study aimed to answer the following question: who was the teacher educator who worked in the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC), during the period of creation of the program until 2016, since, from 2017, MEC announced structural changes in the program. What was the training, experience and performance? It is a training program offered by the MEC, which has as one of the axes of its action, the continuing education for literacy teachers, considering the national goal established in the National Education Plan (PNE) to alphabetize all children up to, 8 years of age. The PNAIC brought the novelty of allowing another formative figure to integrate the university as a trainer - the teacher with the riddle of experience. This was the agent that this research sought to know, from the center of the Federal University of Juiz de Fora. The choice of this field as a field of research was related to the experience of this institution not only with the initial formation, but also with the continuing teacher education, being one of the pioneer universities in the work with this formative action and for selecting trainers, preferably with experience as literacy teachers. I was interested to understand, from the testimony of the trainers who acted in this polo, how they learned their experiences and performance. It was also sought from these trainers the opinion of the other members of the team working in the training in the said institution of education, in the period from 2012 to 2016, to understand if they perceived a possible relationship between the role of the trainer and its possibility of integrating the university-school formative instances. For this, in the methodological aspect, the development of this study was articulated to the qualitative approach, having, as instruments for the collection of data, the accomplishment of bibliographical revision on the context of the teacher training for the initial years of Basic Education, the documentary survey on the PNAIC and also semi-structured interviews with all the training agents of the university, which constitute the training center of the Zona da Mata and Campo das Vertentes, and also a Secretary of Education of one of the municipalities in this area of the pole . The common factor of the research instruments was the treatment of the data corpus supported in content analysis. The analysis of the research data maintains a dialogue with researchers in the field of formation, such as António Nóvoa, Bernadette Angelina Gatti, Elza de Sá Barreto, Marli Eliza Damalzo Afonso André, Iria Brzezinsk, Denise Vaillant, Max Butlen, Agnese Infantino, Celestino Alves da Silva Junior. It is hoped that the study contributes to the recording of effects of the trainer's presence in a program of this nature and with suggestions for future actions of teacher training policies that aim at professional teacher development.
Keywords: Formação docente
Formador
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa
Teacher training
Former
National pact for literacy in the right age
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10006
Issue Date: 18-Feb-2019
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.