Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10004
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
wagnerdacruzseabraeiras.pdf4.96 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Tese
Título : Protagonismo autônomo de crianças por meio de brincadeiras científicas investigativas na educação em ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(es): Eiras, Wagner da Cruz Seabra
Orientador: Flôr, Cristhiane Carneiro Cunha
Co-orientador: Menezes, Paulo Henrique Dias de
Miembros Examinadores: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Miembros Examinadores: Lopes, Jader Janer Moreira
Miembros Examinadores: Moreira, Ana Rosa Costa Picaço
Miembros Examinadores: Megid Neto, Jorge
Miembros Examinadores: Anastácio, Simone Aparecida Fernandes
Resumo: As brincadeiras científicas investigativas (BCI) são atividades nas quais são explorados os princípios de funcionamento de brinquedos científicos, construídos com materiais de baixo custo e fácil aquisição, a fim de investigar fenômenos físicos na Educação em Ciências no Ensino Fundamental. Esta pesquisa tem por objetivo analisar e compreender a participação de crianças de uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental (com idades entre 9 e 12 anos) em BCI realizadas em aulas de Ciências em uma Escola Pública Municipal em Juiz de Fora, MG. Foram elaboradas brincadeiras científicas investigativas (BCI) a fim de responder as questões que emergiram no desenvolvimento da pesquisa: Como se constitui o protagonismo autônomo das crianças nas BCI? Qual o resultado do protagonismo autônomo exercido pelas crianças nas BCI? Como incentivar as crianças a exercerem o protagonismo autônomo na Educação em Ciências? A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, na perspectiva histórico-cultural, privilegiando a compreensão do sentido dos fenômenos sociais a partir da observação e da intervenção na realidade. Os dados foram obtidos a partir da imersão na turma investigada, inicialmente pela observação e, em seguida, pela realização de atividades de construção e de manipulação de brinquedos científicos. Foram feitas observações, in locus, conversas informais com as crianças e com a professora de Ciências da turma investigada, além de registros escritos e/ou desenhados pelas crianças e registros audiovisuais das atividades. A partir dos dados obtidos durante a imersão, foram definidos os termos protagonismo autônomo e protagonismo orientado, os quais posteriormente foram utilizados como categorias para a compreensão dos episódios selecionados para análise. Os resultados obtidos mostram que as BCI incentivam as crianças a exercerem o protagonismo autônomo nas atividades, por meio de ações autônomas de brincar, investigar, enunciar perguntas, hipóteses ou explicações inusitadas, de idealizar e construir coisas, e de socializar suas ideias com outras pessoas capacitando-as no enfrentamento de desafios. Este estudo também mostrou que as BCI potencializam a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais, levando-as a exercerem o protagonismo autônomo nas atividades educativas. Com isso, evidenciamos a importância das BCI enquanto possibilidade de os professores de Ciências dos anos inicias do Ensino Fundamental promoverem atividades que incentivem o protagonismo autônomo das crianças, entendendo que assumir o papel principal de um acontecimento com autonomia e responsabilidade é fundamental na formação do cidadão contemporâneo.
Resumen : The scientific investigative plays (SIP) are activities in which the principles of scientific toys are explored. They are built with low-budget and easy-to-acquire materials, aiming at the investigation of physical phenomena in Science Education in Primary School. This research aims at analyzing and understanding the participation of children in a fifth grade classroom in Primary Education (aging between 9 and 12 years old) in SIP performed in Science lessons in a City Public School in Juiz de Fora, MG. Scientific investigative plays (SIP) were designed to answer questions that had come up while developing the research: How is autonomous protagonism formed in children during SIPs? What is the outcome of this protagonism? How to motivate children to perform autonomous protagonism in Science Education? The research was done on a qualitative approach, under a social and historical perspective, favoring the understanding of social phenomena through observing and intervening in their reality. Data was gathered through immersion in the investigated group, first through observation and then through performing activities of building and handling scientific toys. Three points were noted in locus: informal interactions between the children and the Science teacher of the investigated group, drawn or written records from the children and audio and visual records of the activities. From the data drawn during the immersion, autonomous and directed protagonism were outlined, and subsequently applied as categories for classifying the episodes used for analyses. Results gathered show that SIPs encourage children to exert autonomous protagonism on the activities, through the autonomous actions of playing, investigating, elating questions, hypotheses or uncommon explanations, idealizing and building objects and socializing their ideas with other people, improving their skills regarding challenges they face. This study also shows that SIPs improve the inclusion for children with special needs, compelling them to perform autonomous protagonism in educational activities. By doing so, we highlight the relevance of SIPs as a means for Science teachers of early years of Primary School to promote activities that encourage autonomous protagonism in children, bearing in mind that taking the leading role of an activity autonomously and responsibly is paramount for the formation of the contemporary citizen.
Palabras clave : Protagonismo autônomo
Brincadeira científica investigativa
Educação em ciências
Anos iniciais
Ensino fundamental
Autonomous protagonism
Scientific investigative play
Science education
Early years
Primary school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10004
Fecha de publicación : 27-feb-2019
Aparece en las colecciones: Doutorado em Educação (Teses)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.