Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10002
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
maryangelamattosdamotta.pdf1.81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Porque ninguém escuta a gente! Jovens, avaliação em larga escala e cotidiano escolar, entre significados e sentidos
Author: Motta, Maryangela Mattos da
First Advisor: Miranda, Sonia Regina
Referee Member: Ferrari, Anderson
Referee Member: Costa, Carina Martins
Resumo: O que pensam os jovens sobre as avaliações em larga escala? Essa foi a questão que norteou todo processo de construção desta pesquisa. Nascida do cotidiano das aulas de História, a partir de uma inquietação frequente sobre os desajustes causados pelas políticas de avaliação educacional, este trabalho dedica-se a pensar sobre os impactos causados por esses programas, principalmente quando suas práticas visam o alcance de resultados e desempenhos através de ranqueamentos. Apostando em uma avaliação formativa, cujo foco não passa pelo viés da competição e sim pela formação humana, a ideia defendida aqui busca incorporar uma perspectiva de olhar o aluno como um todo, na centralidade da sua relação com o saber, não apenas como um número nas estatísticas, mas como indivíduo que guarda singularidades e subjetividades. Nesse sentido, este trabalho se movimenta em torno da dinâmica das políticas de avaliação em larga escala para pensar os impactos que esses programas produzem no cotidiano das escolas e no interior das salas de aula. Mais detidamente sobre as avaliações adotadas pelo Estado do Rio de Janeiro – os SAERJS e Saerjinhos –, este trabalho leva em consideração um público específico, não privilegiado no âmbito das pesquisas, que são os estudantes. Garantindo a voz desses sujeitos, parte interessada no processo educativo, ele analisa, através de grupos focais, as narrativas de jovens que cursam o último ano do Ensino Médio, em uma cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro, para tentar entender como eles se posicionam diante das políticas públicas; como avaliam suas experiências com as provas padronizadas do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ e Saerjinho) e como rememoram essas práticas no cotidiano da escola. Tendo em vista o tema da avaliação institucional como polêmico no espaço acadêmico, este trabalho traz o debate em torno da questão, mostrando, de um lado, os argumentos de autores como Ernest House, Maria Helena Guimarães de Castro e a produção acadêmica do CAED/JF, que apontam as políticas públicas avaliativas como essenciais para conquista de um ensino de qualidade, e de outro, pesquisadores do campo, tais como Antonio Almerindo Janela Affonso, Antônio Veiga-Neto e Clarice Salete Traversini, que destacam os problemas dessas avaliações em larga escala quando utilizadas de forma obsessiva e equivocada. À luz de autores como Walter Benjamim e Marc Bloch, a aposta é em uma história não linear, problematizadora. Através de autores como Antonio Gramsci, Paulo Freire e Darcy Ribeiro, este trabalho prioriza uma educação voltada para o humano e sua formação integral como contraponto às políticas de avaliação. No que se refere à questão da aprendizagem, ele apresenta uma complexização entre as teorias de Pierre Bourdieu, Bernard Charlot e Bernard Lahire para compreender a relação do jovem com o saber. A escuta dos jovens no contexto desta investigação, os seus pensamentos sobre as escolas, os processos educativos e a avaliação serviram para demonstrar a alta relevância das considerações feitas pelos estudantes que, em meio aos problemas enfrentados pela educação pública, possuem elementos muito relevantes e consistentes a dizer.
Abstract: What do young people think about large-scale evaluations? This was the question that guided the process of constructing this research. Born from the daily routine of History classes and based on a frequent concern about the mismatches caused by educational evaluation policies, this work focuses on the impact of these programs, especially when they aim at achieving results and performances through rankings. Based on a formative assessment, whose focus is not on competition but on human formation, the idea defended here seeks to incorporate a perspective of observing the student as a whole and the centrality of his/her relationship with knowledge, not just as numbers in statistics, but as individuals who retain singularities and subjectivities. This work focuses on the dynamics of large-scale evaluation policies in order to think about the impacts of these programs in the daily routine of schools and inside classrooms. With a closer look on the evaluations adopted by the state of Rio de Janeiro, the SAERJS and Saerjinhos, this work takes into account a specific public, not included in the scope of the researches, that arise the student body. In this sense, guaranteeing that the voices of these subjects are heard, as they are an interested party in the educational process, this work analyses, through focus groups, the narratives of young people who attend the last year of High School, in a city in the interior of the State of Rio de Janeiro, in order to try to understand their positions regarding public policies; how they evaluate their experiences with the standardized tests of the State of Rio de Janeiro (SAERJ and Saerjinho) and how they bring these experiences forth in the daily routine of the school. Considering the theme of institutional evaluation as controversial in academic space, this work poses the debate around the issue, showing on one hand the arguments of authors such as Ernest House, Maria Helena Guimarães de Castro and the academic production of CAED / JF, which indicate the public policies as essential for the achievement of education of good quality. On the other hand, field researchers such as Antonio Almerindo Janela Affonso, Antônio Veiga-Neto and Clarice Salete Traversini highlight the problems of these large-scale evaluations when used obsessively and mistakenly. In the light of authors such as Walter Benjamim and Marc Bloch, this work supports a view of History that is a non linear and challenging. Through authors such as Antonio Gramsci, Paulo Freire and Darcy Ribeiro, this work prioritizes a kind of education that is focused on humans and their whole development as a counterpoint to evaluation policies. Regarding the question of learning, it presents a complexization between the theories of Pierre Bourdieu, Bernard Charlot and Bernard Lahire to understand the relationships of young people with knowledge. Listening to young people in the context of this research and considering what they think about schools, educational processes and evaluation demonstrates the high relevance of the considerations made by these students, who, amidst the problems faced by public education, have consistent elements to present.
Keywords: Jovens
Avaliação em larga escala
Cotidiano escolar e ensino de história
Youth
Large-scale evaluation
School routine and teaching history
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10002
Issue Date: 11-Mar-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.