Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/123456789/10184
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
brunohelenodasilva.pdf5.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Controle robusto baseado em desigualdades matriciais lineares aplicado a um conversor integrado Buck-boost Flyback para o acionamento de led com entrada universal
Author: Silva, Bruno Heleno da
First Advisor: Almeida, Pedro Santos
Referee Member: Valle, Rodolfo Lacerda
Referee Member: Soares, Guilherme Márcio
Resumo: Este trabalho propõe um driver de diodo emissor de luz (do inglês, Light Emitting Diode) (LED) que opera com alto fator de potência e de acordo com a norma IEC 61000-3-2 em uma faixa de tens~ao universal da rede, 90 a 265 V e caz, com dimeriza ção dos LEDs. Desta forma, como o ponto de operação do sistema e dinâmico, seu modelo linearizado varia de acordo com a tens~ao de entrada e o nível de dimerização. Para garantir a estabilidade e uma boa resposta transit oria para todos os pontos de operação, uma realimentação de estados robusta e utilizada. Os ganhos de realimentação s~ao obtidos via desigualdades matriciais lineares (do inglês, Linear Matrix Inequalities) (LMIs). Com este método, as incertezas paramétricas do sistema são modeladas e consideradas no projeto do controlador. Com o objetivo de atenuar a ondulação em baixa frequência, indesejável, que aparece na corrente da carga LED, e introduzida a técnica de otimização H1, cuja principal fun c~ao e atuar na minimização dos dist úrbios, implementada também por meio de LMIs. Portanto, as LMIs modelam uma região para alocação dos polos em malha fechada capaz de garantir um nível mínimo de rejeição a distúrbios e uma resposta transitória satisfatória. Por meio de uma Toolbox no software Matlab estas desigualdades são resolvidas. Um protótipo do driver foi construído, composto pelo conversor Buck-boost Yback integrado de 34;21 W, e o desempenho da estrutura de controle foi avaliado.
Abstract: This work proposes a high power factor universal LED driver operating with input voltage variation from 90 to 264 V rms and dimming. The driver was designed to comply with the standard IEC 61000-3-2. Therefore, as the system's operating point is dynamic, the linearized converter's model changes according to the input voltage and dimming level. To ensure stability and good dynamic response for all operating points, a robust state feedback is used. The feedback gains are obtained by using linear matrix inequalities. The parametric uncertainties are modeled and considered in the design in this method. In order to attenuate the undesired output current low-frequency ripple, a H1 optimization via LMIs is employed. Therefore, a set of LMIs is used to ensure robust stability and disturbance minimization, as well as robust performance. The inequalities are solved by using a Matlab Toolbox. A prototype was build, composed of a integrated buck-boost yback converter of 34,21 W, to evaluate the proposed control performance.
Keywords: Driver universal
LED
Controle robusto
Alocação de pólos
LMIs
Minimização Hꝏ
Universal driver
LED
Robust control
Pole placement
LMIs
Hꝏ minimization
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Engenharia
Program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/123456789/10184
Issue Date: 1-Mar-2019
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.